Pernambuco, 26 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Policial militar aposentado de 103 anos é condenado por matar homem durante discussão de casal em Salvador

Emiliano Melo dos Santos, que tinha 98 anos na época do crime, foi condenado a 4 anos, 10 meses e 19 dias de prisão, em regime semiaberto.

25 de setembro de 2026 às 20:13   - Atualizado em 26 de setembro de 2026 às 09:13

Policial militar aposentado de 103 anos é condenado por matar homem durante discussão de casal em Salvador.

Policial militar aposentado de 103 anos é condenado por matar homem durante discussão de casal em Salvador. Foto: Reprodução/Redes sociais

Um policial militar aposentado de 103 anos foi condenado nesta quinta-feira, 24, pela morte de um homem a tiros durante uma discussão de casal em Salvador, na Bahia. O crime ocorreu em agosto de 2021, no bairro Dois de Julho.

Emiliano Melo dos Santos, que tinha 98 anos na época do crime, foi condenado a 4 anos, 10 meses e 19 dias de prisão, em regime semiaberto. Ele cumprirá a sentença em prisão domiciliar humanitária, devido à idade avançada e ao estado crítico de saúde.

Em julho de 2023, a Justiça determinou que Santos fosse levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, mas uma nova decisão absolveu o réu em novembro do mesmo ano. O Ministério Público recorreu, e a 2ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reformou a decisão, determinando que o acusado fosse novamente submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Segundo a denúncia do Ministério Público da Bahia (MPBA), Welton Lopes Costa e sua companheira, Jeniffer Carvalho dos Santos, voltavam para casa no dia 22 de agosto de 2021, por volta das 16h, quando tiveram um breve desentendimento.

O policial aposentado, que caminhava atrás do casal, perguntou à mulher se algo estava acontecendo. Mesmo após ela responder que não, ele efetuou disparos de arma de fogo, atingindo inicialmente Jeniffer. Costa se virou em direção ao policial e também foi atingido pelos tiros, que causaram sua morte.

Ao longo da sessão, presidida pelo juiz Vilebaldo José de Freitas Pereira, foram ouvidas oito testemunhas, sendo cinco de defesa e três de acusação. O PM aposentado foi interrogado antes dos debates entre os representantes do Ministério Público e da defesa.

A Justiça acolheu a tese do Ministério Público de que o réu cometeu homicídio qualificado mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e rejeitou a alegação de legítima defesa apresentada pelos advogados de Santos. Em relação ao crime de lesão corporal contra a mulher, o júri considerou que houve prescrição.

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:44, 26 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Discussão

Eleições 2026: nas redes, Nossa Senhora Aparecida vai a centro de embate eleitoral

Veio à tona, o suposto apoio do candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro, à proposta de retirar a santa da condição de padroeira do Brasil.

Operação de resgate seguiu até a manhã deste sábado (26).
Tragédia

Acidente com ônibus na Bahia deixa oito mortos e 12 gravemente feridos

Sinistro ocorreu na Chapada Diamantina e mobilizou equipes de resgate; feridos foram encaminhados para atendimento hospitalar.

Aposta Online
Resolução

MP que proíbe bets já está em vigor, mas Congresso terá até 120 dias para decidir sobre medida; saiba próximas etapas

Para que a proibição permaneça em vigor, o texto deverá passar por uma comissão mista, formada por deputados e senadores, e posteriormente ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

mais notícias

+

Newsletter