Agentes da Polícia Civil em operação. Foto: PCPE/Divulgação
Cerca de oito em cada dez brasileiros desconfiam do trabalho da polícia no país, de acordo com pesquisa PoderData divulgada neste sábado, 31 de janeiro. O levantamento aponta que 78% da população afirma não confiar ou confiar pouco na instituição.
O percentual é composto por 59% dos entrevistados que dizem confiar pouco na polícia e 19% que afirmam não confiar. Apenas 11% declararam confiar muito, enquanto outros 11% não souberam ou preferiram não responder.
Segundo o PoderData, o índice de brasileiros que dizem confiar pouco na polícia, atualmente em 59%, é o mais alto desde o início da série histórica, em janeiro de 2023. No mesmo período, a parcela dos que afirmam confiar muito caiu 15 pontos percentuais, chegando a 11%.
Já o percentual dos que dizem não confiar na polícia apresentou variações ao longo dos últimos anos. Em janeiro de 2023, esse índice era de 22%, passando para 19% em janeiro de 2024, 20% em julho de 2024 e alcançando 24% na rodada anterior da pesquisa, divulgada em janeiro de 2025.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas por meio de ligações para telefones celulares e fixos, entre os dias 24 e 26 de janeiro, em 111 municípios distribuídos pelas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia o ano de 2026, período que antecede a disputa eleitoral presidencial, com desaprovação de 57% dos brasileiros em relação ao seu desempenho pessoal. O índice de aprovação ficou em 34%, segundo pesquisa do PoderData realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2026, em todas as regiões do país.
Os dados revelam um cenário de desgaste da imagem pessoal do petista no momento em que ele se aproxima da possibilidade de disputar um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto.
1
2
3
10:38, 15 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
A polícia aponta que o suspeito utilizava máquinas de cartão manipuladas para inserir valores mais altos do que os informados aos clientes.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 9 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A página soma mais de 27 milhões de seguidores nas redes sociais e está entre as maiores do país.
mais notícias
+