Profissionais de apoio receberão 75% do piso nacional dos professores da educação básica Foto: Freepik
A educação infantil brasileira alcança um marco histórico com a sanção da Lei nº 15.326/2026, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 7 de janeiro de 2026. A medida reconhece oficialmente os professores que atuam em creches e pré-escolas como integrantes da carreira do magistério, garantindo direitos fundamentais, como acesso ao piso salarial nacional e enquadramento em planos de carreira.
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a lei corrige uma lacuna histórica que deixava milhares de docentes da educação infantil à margem das políticas de valorização profissional previstas na Lei do Piso do Magistério (Lei nº 11.738/2008) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/1996).
A partir de agora, passam a ser considerados professores da educação infantil os profissionais que exercem atividades de docência ou suporte pedagógico, como direção, planejamento, supervisão e coordenação educacional, desde que atuem em unidades da educação básica e tenham ingressado por concurso público. Na prática, isso garante que os docentes de 0 a 6 anos:
Apesar do avanço, a lei não é autoaplicável, o que significa que cada estado, município e o Distrito Federal precisam regulamentar como será feito o enquadramento dos cargos, funções e carreiras, respeitando a autonomia federativa. Especialistas alertam que será fundamental o acompanhamento dos sindicatos, gestores e profissionais para que os direitos sejam efetivamente implementados.
A nova legislação simboliza um reconhecimento tardio, mas essencial, do papel estratégico da educação infantil no desenvolvimento social, cognitivo e pedagógico das crianças. Ao integrar oficialmente esses professores à carreira do magistério, o Brasil dá um passo importante para reduzir desigualdades históricas e fortalecer a base do sistema educacional.
O Ministério da Educação (MEC) também vem implementando ações complementares, como o Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil (Conaquei), com objetivo de universalizar o acesso à pré-escola, expandir creches, melhorar a qualidade pedagógica e reduzir desigualdades regionais.
Para os professores da educação infantil, a conquista da lei representa uma vitória histórica, mas a verdadeira valorização dependerá do cumprimento efetivo dos direitos previstos, incluindo piso salarial nacional e progressão na carreira.
3
08:59, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+