Ministro Dias Toffoli, do STF e Daniel Vorcaro. (Fotos: Divulgação e Andressa Anholete/STF)
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, encaminhou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório com dados extraídos do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
O aparelho continha menções ao ministro Dias Toffoli, também integrante da Corte e relator da investigação envolvendo o banco no STF.
As referências a Toffoli constam em conversas armazenadas no celular de Vorcaro. O dispositivo foi apreendido durante a Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para apurar suspeitas de fraudes financeiras no Banco Master, instituição que foi liquidada pelo Banco Central em novembro.
Em nota, o gabinete de Dias Toffoli classificou como "ilações" as citações ao nome do ministro e afirmou não haver fundamento para alegação de suspeição no caso. Caso a suspeição fosse reconhecida, Toffoli teria de deixar a relatoria do processo.
"O gabinete do Ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo Ministro ao Presidente da Corte", afirma a nota.
A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, revelou a amplitude de suas relações políticas em Brasília.
Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, em dezembro de 2025, incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário, reunindo nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da cúpula do Congresso Nacional e um governador.
De acordo com o material analisado a partir da agenda telefônica, constam ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos no aparelho, sem registro de ligações ou troca de mensagens.
3
05:29, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+