Deputada Carol Dartora. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Um homem de 54 anos, morador de Pernambuco, foi autuado pela Polícia Legislativa Federal (PLF) da Câmara dos Deputados por injúria racial após enviar um áudio com ofensas à deputada federal Carol Dartora (PT-PR). O caso foi registrado na quinta-feira (8), após a identificação do autor da mensagem. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles. (Veja vídeo)
No áudio, enviado pelo Facebook Messenger, o homem profere xingamentos e ataques racistas contra a parlamentar, dizendo que ela deveria “voltar pro jardim zoológico” e chamando-a de “maconheira filha da puta”. Diante da gravidade do conteúdo, a Polícia Legislativa considerou o caso como injúria racial, crime com pena prevista de até cinco anos de prisão, além de multa.
Em nota, a corporação reforçou a importância de denúncias por parte de parlamentares e servidores da Câmara, especialmente em casos de ataques virtuais.
"As ações da Polícia Legislativa Federal da Câmara visam garantir aos parlamentares o pleno exercício de seus mandados e aos servidores, o desempenho seguro de suas funções”, declarou.
Carol Dartora já havia denunciado anteriormente uma série de ataques racistas e ameaças que vem sofrendo desde o início do mandato. Em 2023, ela revelou ter recebido mais de 40 mensagens com conteúdo discriminatório, ameaças de morte e incitação ao suicídio de mulheres negras. Em uma dessas mensagens, os agressores escreveram:
“Suicídio para mulher negra – Porque mulher negra precisa morrer”.
Em outra, a deputada foi chamada de “macaca” e ameaçada diretamente com a frase: “Eu vou te matar”.
3
08:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+