Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Número de mortes por dengue supera o de Covid-19 em 2024, aponta Governo Lula

As autoridades de saúde alertam para a necessidade urgente de intensificação das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Fernanda Diniz

13 de dezembro de 2025 às 14:31   - Atualizado às 14:31

Lula e Alexandre Padilha

Lula e Alexandre Padilha Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Divulgação

Em 2024, o número de mortes por dengue no Brasil superou o total de óbitos por Covid-19, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Foram registrados 6.041 óbitos por dengue, enquanto 5.960 mortes ocorreram devido à Covid-19.

Os dados indicam um aumento significativo nos casos fatais de dengue, com um crescimento de 400% em comparação com 2023, quando o país registrou 1.179 mortes pela doença. A epidemia de dengue tem gerado preocupação em várias regiões do Brasil, especialmente em São Paulo.

No estado de São Paulo, 21 cidades decretaram situação de emergência em razão da alta incidência da doença. Entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025, o estado registrou 7.201 casos prováveis de dengue.

As autoridades de saúde alertam para a necessidade urgente de intensificação das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O que é dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa "odioso do Egito"). Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Orthoflavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

Veja Também

As evidências apontam que o mosquito tenha vindo nos navios que partiam da África com escravos. No Brasil, a primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Após quatro anos, em 1986, ocorreram epidemias atingindo o estado do Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste. Desde então, a dengue vem ocorrendo de forma continuada (endêmica), intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas à introdução de novos sorotipos em áreas indenes (sem transmissão) e/ou alteração do sorotipo predominante, acompanhando a expansão do mosquito vetor.

Aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus. A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte.

Sintomas

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.

No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:17, 25 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV.
Novidade

Primeira diocese criada no Brasil pelo papa Leão XIV é oficializada; saiba onde é

O ato de criação da área episcopal foi assinado pelo pontífice no dia 1º de janeiro e nesta quarta-feira (25) ocorrem as celebrações de instalação.

Ex presidente Jair Bolsonaro.
Condição

Bolsonaro tem reclamado de dor no ombro direito e médicos indicam cirurgia

Brasil Caiado também afirmou que, mesmo com a indicação, é preciso avaliar o caso, pois neste momento o ex-presidente ainda está em recuperação da pneumonia.

Silhuetas de pessoas se beijando.
Óbito

Encontro fatal: homem morre em casa após transar com mulher que conheceu na internet

Um motorista por aplicativo acionou Polícia Militar (PMGO) depois de perceber o nervosismo da mulher, apontando a localização do imóvel.

mais notícias

+

Newsletter