Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morre aos 93 anos primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga

Ele estava em cuidados paliativos no hospital, internado com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Isabella Lopes

03 de outubro de 2024 às 13:50   - Atualizado às 13:52

Ex-prefeito do Rio de Janeiro,  Roberto Saturnino Braga discursando.

Ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga discursando. Foto: Reprodução

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Roberto Saturnino Braga morreu nesta quinta-feira, 3 de outubro, aos 93 anos. Ele estava em cuidados paliativos no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, internado com doença pulmonar obstrutiva crônica, segundo informou a família ao jornal O Globo.

Saturnino foi o primeiro prefeito eleito do Rio após a redemocratização. Administrou a capital fluminense entre 1986 e 1988. Durante a ditadura militar, foi deputado federal e senador Mais de dez anos depois de seu mandato na prefeitura, voltou ao Senado, entre 1999 e 2007.

"Saturnino Braga foi um dos mais dedicados e corretos homens públicos que a cidade do Rio já conheceu", publicou na manhã desta quinta o prefeito Eduardo Paes (PSD), que concorre à reeleição. "Sua história em defesa da democracia, das liberdades e do povo mais pobre será sempre lembrada".

Braga também foi Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói entre 1996 e 1998, na gestão de Jorge Roberto Silveira.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Trajetória de Roberto Saturnino 

Saturnino, que também foi deputado federal entre 1963 e 1968, foi o parlamentar mais vezes eleito para o Senado pelo estado do Rio de Janeiro, com três mandatos. Sua primeira eleição se deu em 1974, quando ele assumiu às pressas a candidatura do MDB após afastamento do candidato original — o deputado Affonso Celso — por um problema de saúde. Saturnino conquistou uma vitória inesperada sobre o então presidente do Senado, Paulo Torres (Arena), que ficou sem mandato. Ele passou a integrar uma bancada oposicionista renovada, atuante, que levou a uma mudança de rumos da ditadura militar.

Reeleito senador em 1982, Saturnino foi o primeiro líder da bancada do PDT no Senado (1982-1985), mas logo deixaria a Casa ao vencer a eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro em 1985. Foi a primeira disputa eleitoral na capital fluminense após a ditadura. Saturnino conquistou mais do que o dobro de votos do segundo colocado, o deputado federal Rubem Medina, numa eleição que teve 20 candidatos, todos com tempo de propaganda no rádio e na TV.

Após o mandato como prefeito, Saturnino voltou a tentar uma cadeira no Senado em 1994, mas não foi eleito. Tornou-se vereador no Rio de Janeiro em 1996 e voltou ao Senado em 1998, em expressiva vitória, derrotando o economista e ex-senador pelo Mato Grosso Roberto Campos (1917-2001). Durante o terceiro mandato, foi líder do PSB (2000) e presidente da Comissão de Relações Exteriores (2005-2007). Não tentou a reeleição e retirou-se da vida pública.

Veja Também

Roberto Saturnino Braga nasceu em 13 de setembro de 1931 no Rio de Janeiro. A cidade, na época, era o Distrito Federal e não integrava o estado do Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia e trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual BNDES. Antes do Senado, foi duas vezes deputado federal (uma como titular e uma como suplente).

Estadão Conteúdo e Agência Senado 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:39, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'
Internet

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'

A faça aconteceu enquanto o influenciador reagia a um episódio do programa Pesadelo na Cozinha ao vivo.

mais notícias

+

Newsletter