Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Brasil

Mesmo com proibição de Bolsonaro, PL se coliga ao candidato apoiado pelo PT

O ex-presidente gravou um vídeo condenando as alianças formadas pelo PL e legendas de esquerda.

03 de agosto de 2024 às 08:30   - Atualizado às 09:58

Lula e Bolsonaro em debate presidencial.

Lula e Bolsonaro em debate presidencial. Lula e Bolsonaro em debate presidencial.


Apesar da orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que gravou um vídeo exigindo a dissolução de alianças com partidos de esquerda, o PT e o PL vão estar juntos em São Luís (MA).

As duas siglas integram a coligação do deputado federal Duarte Júnior (PSB), que teve a candidatura registrada nesta quinta-feira, 1, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O direção do PL alega que o apoio formal não está sacramentado, mas o registro da coligação que apoia o candidato do PSB já inclui o partido de Bolsonaro.

 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do site Portal de Prefeitura na tela do seu celular

O ex-presidente gravou um vídeo ao lado do deputado federal Zucco (PL-RS) condenando as alianças formadas pelo PL e legendas de esquerda. Segundo Bolsonaro, essas coligações contrariam os princípios do grupo político e precisam "deixar de existir".

Duarte Júnior terá como companheira de chapa a petista Isabelle Passinho. Segundo fontes ligadas ao PL, circula em grupos da legenda uma proibição para apoios de candidaturas onde os postulantes a prefeito ou os vices são da sigla de Lula.

Além do PT e do PL, a candidatura de Duarte é apoiada por outros sete partidos, são eles: PSDB, Cidadania, Avante, PRD, Podemos, PP e União Brasil. No registro enviado ao TSE, o deputado declarou ter R$ 641.602,45 em bens.

Duarte é aliado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que governou o Maranhão entre 2015 e 2022. Quando era ministro da Justiça do governo Lula, entre janeiro de 2023 e janeiro deste ano, Dino protagonizou embates com parlamentares bolsonaristas.

Ao Estadão, o presidente do PL do Maranhão, ex-deputado estadual Hélio Soares, afirmou que o apoio a Duarte ainda não está concretizado. Segundo ele, está previsto uma reunião com Valdemar Costa Neto na próxima quinta-feira, 15, em Brasília, para discutir a coligação com os petistas.

Aliança é fruto de articulação criada pelo governador

De acordo com interlocutores do PL e do PT no Maranhão, a união de partidos para a candidatura de Duarte é fruto de uma articulação política criada pelo governador Carlos Brandão (PSB) Antes das eleições de 2022, onde foi reeleito, Brandão uniu siglas de diferentes ideologias e formalizou um pragmatismo político no Estado que vai além das disputas ideológicas travadas em Brasília.

A aproximação do PL à candidatura de Duarte também ocorre pela ausência de diálogo do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com a sigla de Bolsonaro. O chefe do Executivo de São Luís é apoiado pelo MDB e pelo Republicanos.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:21, 14 Ago

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Vereador Alcides Cardoso.
Eleições 2024

Vereador Alcides Cardoso afirma que dívidas da Prefeitura do Recife preocupam credores

O líder da oposição na Câmara do Recife enviou ofício ao Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO), no início da tarde desta quarta-feira (14).

Ministro Alexandre de Moraes e o ator José Abreu
Solicitação

José de Abreu diz que Moraes deveria "mandar fechar" a Folha de São Paulo

O ator falou publicou no X, depois da reportagem feita pelo jornal, onde afirma que o ministro pediu de forma ilegal que o TSE elaborasse relatórios para justificar as decisões sobre o inquérito das Fake News contra o ex-presidente Bolsonaro e aliados.

Estudantes em sala de aula.
Dados

IDEB 2023: Brasil registra avanço nos anos iniciais do ensino fundamental, mas cai em anos finais

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( ldeb ) 2023 foram publicados nesta quarta-feira (14).

mais notícias

+