19 de março de 2025 às 18:28 - Atualizado às 18:49
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o líder religioso Silas Malafaia. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia publicou nesta quarta-feira, 19 de março, um vídeo em que critica o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), por declaração sobre o projeto que propõe anistia aos presos do 8 de Janeiro.
Em entrevista à CNN, Marcos Pereira disse que a pauta "não só contamina o debate da eleição presidencial como também a própria governabilidade e a própria atuação da Câmara e do Senado".
No vídeo publicado em seu Instagram, Silas Malafaia afirmou que "tem que ser muito cretino para falar isso", e que a opinião do deputado se deve ao partido possuir "ministérios e cargos" no governo Lula.
O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo também afirmou que Pereira, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, é uma "vergonha para os evangélicos".
Malafaia acrescentou que o "PL da anistia" iria beneficiar "mulheres, avós e donas de casa", e exibiu imagens de algumas das condenadas pelos atos de depredação da Praça dos Três Poderes, junto a qual foi a pena fixada e informações sobre filhos ou estado de saúde. O projeto da anistia é de autoria do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO).
Em determinado momento do vídeo, Malafaia se dirige ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à senadora Damares Alves (DF), ao senador Hamilton Mourão (RS) e ao deputado Silas Câmara (AM), que define como "gente expoente do partido":
"Essas pessoas ou saem desse partido ou se posicionem veementemente contra ele", declarou.
O pastor foi um dos organizadores do ato de apoio ao projeto de lei da anistia, que ocorreu no último domingo, 16, na praia de Copacabana, e contou com a presença de Tarcísio.
Quando falou sobre a pauta da anistia durante a entrevista, Marcos Pereira havia sido perguntado se o debate sobre o tema atrapalharia a definição de uma candidatura unificada da direita Ele disse considerar que o ideal é que o debate das eleições de 2026 seja feito sem a pauta do perdão aos crimes dos manifestantes presos.
O presidente do Republicanos acrescentou que o partido ainda não discutiu internamente como votaria sobre a matéria, mas que, baseado em conversas com colegas de sigla, enxerga um "favoritismo" da bancada para apoiar o texto em votação.
O Republicanos é um partido conservador, ligado à Igreja Universal e integrante do Centrão. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (PE), é filiado à sigla.
Estadão Conteúdo
2
4
13:17, 20 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-presidente passou por um procedimento no domingo anterior (13), com duração de 12 horas, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.
Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 pode receber o benefício; veja se você tem direito, valores e calendário de pagamento.
A intenção da medida é equilibrar os gastos públicos e estimular a busca por alternativas de renda, promovendo mais independência para as famílias atendidas.
mais notícias
+