Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Magnitsky: 'Não discutimos a lei, nós cumprimos', diz CEO do Bradesco sobre sanção a Moraes

Como medida preventiva, o banco pode, eventualmente, encerrar vínculos com o ministro para evitar o risco de sofrer sanções secundárias.

Ricardo Lélis

02 de agosto de 2025 às 19:10   - Atualizado às 19:10

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e CEO do Bradesco, Marcelo Noronha.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e CEO do Bradesco, Marcelo Noronha. Fotos: Ton Molina/STF e Divulgação.

O CEO do Bradesco, Marcelo Noronha, afirmou que o banco deve seguir a legislação dos Estados Unidos após a inclusão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na lista de sanções da Lei Magnitsky. A punição ao magistrado foi anunciada pelo governo americano na última quarta-feira (30).

"Não discutimos a lei, nós cumprimos a lei", disse o executivo durante coletiva realizada após a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2025.

A declaração de Noronha está relacionada à possibilidade de que bancos brasileiros com operações nos Estados Unidos sejam afetados pela Lei Magnitsky.

Como medida preventiva, essas instituições podem, eventualmente, encerrar vínculos com o ministro para evitar o risco de sofrer sanções secundárias.

O Bradesco ainda não definiu sua posição sobre o alcance da legislação no setor bancário. Segundo Noronha, a equipe jurídica da instituição aguarda dois pareceres de escritórios nos Estados Unidos para concluir a análise. Apesar de já haver um parecer interno, a decisão final dependerá dessas consultas adicionais.

Veja Também

Atualmente, o Bradesco possui presença nos EUA por meio de uma agência, uma filial e duas intermediárias.

Moraes pode ser banido de redes sociais

A aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, pode ter impactos diretos no uso de redes sociais e plataformas digitais.

As sanções não apenas bloqueiam bens nos EUA e proíbem transações financeiras, mas também vedam que empresas americanas prestem qualquer serviço aos alvos da lista, o que inclui serviços tecnológicos e de comunicação.

Entre as plataformas que podem ser afetadas estão redes sociais amplamente utilizadas por autoridades e cidadãos brasileiros, como Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), WhatsApp, além de serviços da Google, como Gmail, Drive e YouTube, e da Apple, como o iCloud.

De acordo com Clóvis Alberto Bertolini, doutor em Direito pela UFPR, as sanções da Lei Magnitsky se estendem a qualquer empresa de origem americana.

“Isso também se aplica para plataformas digitais e redes sociais. Ou seja, essas empresas ficam impedidas de manter qualquer vínculo contratual com Moraes, incluindo hospedagem de perfis, envio de dados, monetização de conteúdo e até serviços de autenticação de segurança”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:15, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter