Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula não menciona mortes de policiais em pronunciamento sobre operação no Rio

O presidente usou suas redes sociais para se manifestar pela primeira vez sobre o caso e afirmar que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal auxiliariam nas ações no Rio de Janeiro.

Fernanda Diniz

30 de outubro de 2025 às 14:30   - Atualizado às 14:30

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Na sua primeira manifestação sobre as mortes no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que é preciso trabalho coordenado para combater o crime organizando, evitando que policiais, crianças e famílias inocentes sejam colocados em risco. Lula disse que pediu que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal auxiliassem nas ações no Rio de Janeiro.

"Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador.

Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco.

Foi exatamente o que fizemos em agosto na maior operação contra o crime organizado da história do país, que chegou ao coração financeiro de uma grande quadrilha envolvida em venda de drogas, adulteração de combustível e lavagem de dinheiro.

Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas", disse.

Veja Também

Sobre a megaoperação

Uma megaoperação realizada na terça-feira, 28 de outubro, resultou na morte de um policial civil e deixou outros cinco agentes, sendo militares e civis, feridos. A ação ocorreu nos complexos do Alemão e Penha, ambos localizados na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A Operação Contenção, como foi batizada, mobilizou aproximadamente 2,5 mil agentes da PCRJ e PMRJ, assim como promotores do Ministério Público carioca (MPRJ). Quatro homens apontados como traficantes também foram mortos no confronto.

Segundo a apuração do g1, o agente levou um tiro no pescoço e não resistiu aos ferimentos. Um delegado da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) também foi alvejado e encaminhado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Durante o avanço das forças de segurança, criminosos reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas para impedir a entrada dos policiais. O confronto resultou ainda em quatro PMs feridos, um deles atingido na perna enquanto atuava em uma área de mata.

Três moradores da região foram vítimas de balas perdidas: um homem em situação de rua, uma mulher que estava em uma academia próxima ao batalhão de Olaria e outro homem encontrado em um ferro-velho. Todos foram socorridos.

Até o fim da manhã, a operação contabilizava 25 prisões e a apreensão de 10 fuzis. Helicópteros, blindados, drones e veículos de demolição foram utilizados na ação para garantir o avanço das tropas.

Por conta dos confrontos, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o atendimento em cinco unidades de atenção primária, enquanto 43 escolas foram impactadas, afetando milhares de estudantes.

O governador Cláudio Castro afirmou que a operação é uma resposta direta ao crime organizado.

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para deixar claro que o poder é do Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem”, disse.

Com informações do Estadão 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:49, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter