Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula da Fonte destina R$ 335 mil para reforma de laboratório de caprinos e ovinos da UFRPE

A medida, segundo o deputado, visa impulsionar a produção e a inovação científica da Universidade.

Ricardo Lélis

30 de setembro de 2025 às 16:33   - Atualizado às 16:33

Reitora da UFRPE, Dra. Maria José de Sena, ao lado do deputado federal Lula da Fonte.

Reitora da UFRPE, Dra. Maria José de Sena, ao lado do deputado federal Lula da Fonte. Foto: Divulgação

O deputado federal e segundo-secretário Lula da Fonte (UP-PE) anunciou a destinação de R$ 335 mil no orçamento do próximo ano para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O recurso será utilizado na reforma e modernização do laboratório de caprinos e ovinos do curso de Medicina Veterinária. O anúncio foi realizado ao lado da reitora da Universidade, Dra. Maria José de Sena.

O investimento vai fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo melhores condições para a formação de estudantes e para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem a cadeia produtiva de caprinos e ovinos, setor de grande importância econômica para o Agreste e o Sertão de Pernambuco.

Além de impulsionar a produção e a inovação científica, a modernização do espaço trará impactos diretos no bem-estar animal, já que permitirá melhores práticas de manejo, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a saúde dos rebanhos e para a redução de doenças que afetam pequenos produtores rurais.

“Investir em educação, ciência e inovação é pensar no futuro do nosso estado. Esse recurso vai permitir que a UFRPE continue sendo referência na formação de profissionais e na geração de conhecimento que melhora a vida de quem trabalha no campo”, destacou Lula da Fonte.

Veja Também

Com a iniciativa, o deputado reforça seu compromisso com a educação superior pública, com o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão e com políticas que promovem o desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar animal em Pernambuco, especialmente nas regiões do Sertão e do Agreste.

Maus-tratos a animais

O deputado federal Lula da Fonte (UP-PE), apresentou o Projeto de Lei nº 4583/2025, que endurece as penas para casos de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados de pequeno, médio e grande porte.

A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e estabelece que os infratores poderão receber pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda quando se tratar de cães, gatos ou outros animais domésticos, independentemente do porte.

“Esse projeto é um compromisso com a vida e com o respeito aos animais. Endurecer as penas para maus-tratos significa dar um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, ética e humanitária. Não podemos mais aceitar a crueldade sendo tratada com brandura. É hora de garantir dignidade e proteção a todos os seres vivos. Sou defensor dessa causa e essa é uma das principais bandeiras do meu mandato”, disse o parlamentar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:39, 13 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

TH Joias, ex-deputado do Rio de Janeiro.
Caso

Ex-deputado do Rio de Janeiro, TH Joias, vira réu por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho

Ele foi preso de setembro de 2025 pela Operação Zargun, que apurava, entre outros fatos, a atuação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de armas, de drogas, além de corrupção.

El niño pode trazer riscos ao coração
Atenção

El Niño acende alerta para riscos ao coração; entenda o que pode acontecer

Períodos de temperaturas elevadas, baixa umidade e queimadas exigem maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal.

mais notícias

+

Newsletter