Reitora da UFRPE, Dra. Maria José de Sena, ao lado do deputado federal Lula da Fonte. Foto: Divulgação
O deputado federal e segundo-secretário Lula da Fonte (UP-PE) anunciou a destinação de R$ 335 mil no orçamento do próximo ano para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O recurso será utilizado na reforma e modernização do laboratório de caprinos e ovinos do curso de Medicina Veterinária. O anúncio foi realizado ao lado da reitora da Universidade, Dra. Maria José de Sena.
O investimento vai fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo melhores condições para a formação de estudantes e para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem a cadeia produtiva de caprinos e ovinos, setor de grande importância econômica para o Agreste e o Sertão de Pernambuco.
Além de impulsionar a produção e a inovação científica, a modernização do espaço trará impactos diretos no bem-estar animal, já que permitirá melhores práticas de manejo, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a saúde dos rebanhos e para a redução de doenças que afetam pequenos produtores rurais.
“Investir em educação, ciência e inovação é pensar no futuro do nosso estado. Esse recurso vai permitir que a UFRPE continue sendo referência na formação de profissionais e na geração de conhecimento que melhora a vida de quem trabalha no campo”, destacou Lula da Fonte.
Com a iniciativa, o deputado reforça seu compromisso com a educação superior pública, com o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão e com políticas que promovem o desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar animal em Pernambuco, especialmente nas regiões do Sertão e do Agreste.
O deputado federal Lula da Fonte (UP-PE), apresentou o Projeto de Lei nº 4583/2025, que endurece as penas para casos de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados de pequeno, médio e grande porte.
A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e estabelece que os infratores poderão receber pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda quando se tratar de cães, gatos ou outros animais domésticos, independentemente do porte.
“Esse projeto é um compromisso com a vida e com o respeito aos animais. Endurecer as penas para maus-tratos significa dar um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, ética e humanitária. Não podemos mais aceitar a crueldade sendo tratada com brandura. É hora de garantir dignidade e proteção a todos os seres vivos. Sou defensor dessa causa e essa é uma das principais bandeiras do meu mandato”, disse o parlamentar.
2
4
15:12, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
Segundo o ministério, foram distribuídas 138 milhões de camisinhas nos últimos três meses para reforçar o estoque do SUS durante o feriado.
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
mais notícias
+