Deputado Federal, André Janones falando no microfone. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Durante uma viagem a Cuba, o deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, se envolveu em uma confusão com funcionários de um restaurante em Havana, capital do país, na última quarta-feira, 30 de abril.
Segundo informações divulgadas pelo site Metrópoles, o episódio ocorreu no restaurante La Vitrola, onde Janones estava acompanhado de uma mulher, cuja identidade não foi revelada. Ele aceitou a sugestão do garçom e pediu um tomahawk, um dos cortes mais nobres de carne bovina.
A confusão teria começado por causa de uma suposta divergência sobre o valor do prato. No cardápio, o tomahawk estava listado por 30 mil pesos cubanos. Pela cotação oficial, o valor ultrapassaria sete mil reais. Já pela cotação paralela, comum no país, o custo seria de cerca de 120 dólares, o equivalente a 650 reais.
Ainda de acordo com o site, o parlamentar teria se exaltado após perceber que não tinha dinheiro suficiente para pagar a conta. Durante o desentendimento, ele teria feito comentários ofensivos, como chamar Havana de "porcaria de cidade". A mulher que o acompanhava deixou o restaurante e retornou minutos depois com o valor necessário para quitar a despesa.
Procurado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Janones confirmou, por meio de nota, que houve um tumulto, mas negou ter brigado com os funcionários do estabelecimento.
A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, entrou com uma ação judicial contra o deputado federal André Janones (Avante) com base na Lei Maria da Penha. Os dois mantiveram um relacionamento amoroso entre 2014 e 2018. Durante esse período, Janones teria registrado imagens íntimas do casal usando um celular.
Agora, Leandra acusa o parlamentar de utilizar essas fotos e vídeos como forma de chantagem, alegando que ele não aceitou o fim do relacionamento e estaria tentando interferir em sua gestão municipal. Segundo ela, o deputado chegou a exigir a demissão de servidores públicos e gravou as imagens sem o consentimento dela.
A Justiça concedeu medidas protetivas a favor da prefeita, proibindo Janones de entrar em contato com ela, de se aproximar a menos de 300 metros, de frequentar os mesmos locais e de divulgar qualquer material íntimo.
“André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas que diz possuir do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com objetivo de intimidar e prejudicar a imagem pública [da prefeita]”, afirma trecho da ação apresentada por Leandra Guedes.
O juiz responsável pelo caso autorizou ainda o apoio da polícia para garantir o cumprimento das medidas protetivas. Na decisão, ele destacou que o descumprimento configura crime, com base no artigo 24-A da Lei Maria da Penha, o que permite prisão em flagrante.
Além disso, a prefeita acusou Janones de enviar fotos íntimas dela para um de seus secretários municipais. Como prova, ela anexou imagens que mostram seu corpo na tela de um celular, acompanhadas de fotos da mesma lingerie, com o objetivo de confirmar a veracidade do material.
“Segundo Conrado, em ligação com André [Janones], este disse que era para me avisar que a exposição daquela foto [do corpo dela de costas, de lingerie] e de outras seria só o começo e que iria acabar com a minha reputação”, afirmou a prefeita na denúncia.
Conrado Pereira, atual secretário municipal de Saúde, confirmou a informação apresentada por Leandra.
3
09:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+