A premiação celebra os 40 anos de criação do Ministério da Cultura e reconheceu mais de 110 nomes que contribuíram de forma significativa para a cultura brasileira.
Janja recebe de Lula a Ordem do Mérito Cultural. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A primeira-dama Janja Lula da Silva, foi uma das personalidades homenageadas com a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2025, honraria concedida pelo Ministério da Cultura na terça-feira, 21 de maio.
A cerimônia, realizada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu mais de 110 nomes que contribuíram de forma significativa para a cultura brasileira. Janja se destacou entre artistas como Xuxa, Fernanda Torres, Ary Fontoura e Preta Gil, ao receber a medalha que celebra trajetórias de impacto no cenário cultural do país.
A OMC possui três graus de medalhas, sendo a Grã-Cruz de maior distinção. Também foram entregues medalhas de Comendador (para contribuições de destaque) e Cavaleiro (para contribuições relevantes em sua área).
Preta Gil, que também foi homenageada, não compareceu à entrega, pois está nos Estados Unidos para o tratamento de um câncer que descobriu em 2023. Seu pai, Gilberto Gil, foi quem a representou durante a cerimônia. Nas redes sociais, Preta repostou um registro em que o pai aparece recebendo o prêmio: "Para você, Preta Gil. Um grito, a cura."
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+