Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã

Em nota à imprensa, o governo Lula condenou a ofensiva aérea israelense no que chamou de "clara violação à soberania desse país e ao direito internacional".

Ricardo Lélis

13 de junho de 2025 às 18:00   - Atualizado às 18:00

Embaixada de Israel em Brasília.

Embaixada de Israel em Brasília. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Embaixada de Israel em Brasília e o Consulado-Geral israelense em São Paulo estão fechados para o público nesta sexta-feira, 13 de junho, e não têm data de reabertura. Apesar disso, não há informações oficiais sobre  a suspensão dos serviços.

O fechamento das representações ocorre após Israel atacar o Irã na madrugada desta sexta-feira, com a alegação de que o país persa estaria construindo bombas atômicas com potencial de serem usadas contra os israelenses. 

O Irã nega o desenvolvimento de armas nucleares e sustenta que usa tecnologia atômica apenas para fins pacíficos, como a produção de energia.

O chefe supremo da República do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei, prometeu responder aos ataques de Israel que vitimaram altos comandantes militares e cientistas do país, e também danificarem instalações nucleares e fábricas de mísseis.

Em outros países, como na Alemanha, embaixadas israelenses também foram fechadas

Veja Também

Brasil

Em nota à imprensa, o governo brasileiro condenou a ofensiva aérea israelense contra o Irã no que chamou de “clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”. O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que acompanha a situação com forte preocupação.

Já a Embaixada do Brasil em Tel Aviv emitiu um alerta consular com orientações à comunidade brasileira em Israel, baseada nas diretrizes do Comando de Segurança Interna (Home Front Command). São elas:

  • evitar viagens não essenciais a Israel;
  • os brasileiros visitantes devem considerar a possibilidade de se ausentar de Israel até o retorno à normalidade;
  • os brasileiros que decidirem permanecer em Israel devem evitar se deslocar às áreas de fronteira;
  • seguir as indicações de segurança das autoridades locais;
  • reforçar medidas de segurança, especialmente no norte e sul de Israel;
  • evitar aglomerações;
  • verificar se o passaporte brasileiro ou israelense possui ao menos 6 meses de validade;
  • acompanhar as redes sociais e os canais de contato dos postos diplomáticos do Brasil em Israel;
  • baixar o aplicativo do Home Front Command em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e ficar atento aos alertas emitidos.

O aplicativo desenvolvido e mantido pelas Forças de Defesa de Israel fornece, em tempo real, alertas, instruções e informações com o objetivo de salvar vidas.

Os avisos podem ser personalizados, de acordo com a localização e áreas de interesse do usuário, como a própria casa e de parentes, escola dos filhos e local de trabalho.

As notificações do Home Front Command estão disponíveis em hebraico, árabe, russo e inglês.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:14, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Time do vôlei feminino.
Vitória

Brasil vence Argentina no Pré-Olímpico e garante vaga no vôlei feminino em Los Angeles 2028

As brasileiras fecharam a partida com parciais de 26/24, 25/19 e 25/16. O confronto contra as argentinas foi o quinto e último da competição, disputada no sistema de pontos corridos.

A ocorrência foi apresentada como suspeita de tentativa de feminicídio.
Polícia

Adolescente é apreendido suspeito de decepar dedo da sogra com foice na Paraíba

Filho da vítima também ficou ferido ao tentar interromper o ataque; os dois foram socorridos para o Hospital Regional de Cajazeiras.

Reajuste do INSS.
Benefício

INSS: veja as datas dos pagamentos de setembro para aposentados e pensionistas

Para identificar o dia correto, é necessário observar o último número antes do traço, desconsiderando o dígito verificador.

mais notícias

+

Newsletter