Governador Romeu Zema mobiliza presos para limpeza de áreas afetadas por chuvas em MG Foto: Reprodução
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, determinou a mobilização de detentos do sistema prisional do estado para atuar na limpeza de ruas, retirada de entulhos e reconstrução de estruturas públicas em municípios afetados pelas fortes chuvas.
A medida integra um plano emergencial que visa acelerar a recuperação das áreas mais prejudicadas, principalmente na Zona da Mata e na Região Metropolitana, onde ocorreram alagamentos, deslizamentos e milhares de desalojados.
Segundo o governo, a participação dos detentos é voluntária, prevista na Lei de Execução Penal, e tem como objetivos contribuir para a reconstrução das cidades, promover ressocialização e possibilitar remição de pena aos presos que participarem.
"Nesse momento o que nós precisamos é arregaçar as mangas e limpar a cidade e estar aí contando os prejuízos. O governo vai mandar detentos aqui para Ubá para estar ajudando essas pessoas, já que as ruas aqui estão todas sujas de lama. E depois vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que elas tenham o mínimo de dignidade."
Apesar disso, a iniciativa recebeu críticas de setores da esquerda e de entidades de direitos humanos, que questionam as condições de trabalho e alertam para possíveis casos de exploração da mão de obra carcerária.
Autoridades estaduais, no entanto, reforçam que todas as atividades serão supervisionadas e que os detentos receberão treinamento adequado, garantindo segurança e cumprimento da legislação.
O plano emergencial também busca agilizar a restauração de serviços essenciais e reduzir os impactos das chuvas sobre a população local.
Com a participação dos presos, o governo pretende acelerar a limpeza de ruas, reconstrução de vias e recuperação de espaços públicos, permitindo que os municípios afetados retomem suas atividades de forma mais rápida e segura.
Os deslizamentos e enchentes causados pelas fortes chuvas que atingem a Zona da Mata Mineira desde segunda (23) deixaram 64 mortos, dos quais 58 em Juiz de Fora e seis em Ubá, informou o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro.
Ainda existem três desaparecidos em Juiz de Fora e dois em Ubá.
Em Juiz de Fora, os bombeiros estão mobilizados em três frentes de trabalho: bairros Paineiras, JK (Comunidade Parque Burnier) e Linhares. Nesta quinta-feira (26), houve um novo deslizamento, que atingiu três casas, no Bairro Bom Clima, em Juiz de Fora, com o registro de uma vítima desaparecida.
Segundo a prefeitura de Juiz de Fora, há cerca de 4,2 mil desabrigados e desalojados e foram registradas 1.696 ocorrências pela Defesa Civil desde a última segunda-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para chuvas intensas até às 23h59 desta sexta-feira na zona da mata, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Permanece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
1
2
3
4
11:53, 10 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Pablo Henrique de Sousa Franco foi um dos alvos das 97 ordens judiciais cumpridas nesta etapa da operação.
Dono de perfis com mais de 300 mil seguidores somados, Sancho Loko, de 44 anos, costumava postar sobre sua rotina na corporação.
Concurso 1199 não teve ganhadores nos 7 acertos e distribuiu prêmios nas faixas menores.
mais notícias
+