A premiação é um reconhecimento ao trabalho da atriz no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar.
Atriz Fernanda Torres. Foto: Reprodução/ redes sociais
O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu nesta segunda-feira, 6 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.
A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.
Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
"Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.
Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.
Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.
O filme 'Ainda Estou Aqui' até o momento já foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas nos cinemas nacionais desde seu lançamento, em novembro. Os dados foram divulgados pelo site Filme B, no domingo, 29 de dezembro.
Sob a direção de Walter Salles e com pré-indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o filme já recebeu sete prêmios, incluindo o de melhor roteiro no Festival de Veneza.
O último filme nacional a superar a marca e 3 milhões de pessoas foi "Minha Mãe É uma Peça 3'. Desde sua estreia em dezembro de 2019, a comédia estrelada por Paulo Gustavo já vendeu mais de 9 milhões de ingressos, se tornando a maior bilheteira do cinema brasileiro.
A trama é baseada na história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, com foco na vida de sua mãe, Eunice Paiva. Ela era advogada e se tornou ativista política após a prisão e o desaparecimento de seu marido, durante a ditadura militar brasileira. Nesse contexto, Eunice também foi presa, juntamente com uma de suas filhas, Eliana Paiva.
Sua estreia no Festival de Veneza ocorreu em 1º de setembro de 2024, quando o filme foi aplaudido de pé por dez minutos consecutivos pelo público, recebendo amplos elogios pela atuação de Fernanda Torres. O longa conquistou a prestigiosa Osella de Ouro de Melhor Roteiro e, durante as demais exibições no festival, foi constantemente ovacionado.
Posteriormente, o filme foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Com distribuição internacional garantida, incluindo nos Estados Unidos, será lançado pela Sony Pictures Releasing, através do selo Sony Pictures Classics.
3
14:45, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
Segundo o ministério, foram distribuídas 138 milhões de camisinhas nos últimos três meses para reforçar o estoque do SUS durante o feriado.
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
mais notícias
+