Pernambuco, 23 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fábio Porchat ironiza projeto que o torna persona non grata no Rio de Janeiro: "Tô até tremendo"

O apresentador aproveitou o momento para realizar agradecimentos irônicos, citando sua família e o coletivo Porta dos Fundos, mas reservou as críticas mais ácidas para deputados da Alerj.

Cami Cardoso

15 de maio de 2026 às 09:30   - Atualizado às 10:19

Fábio Porchat ironiza projeto que o torna persona non grata no Rio de Janeiro: "Tô até tremendo"

Fábio Porchat ironiza projeto que o torna persona non grata no Rio de Janeiro: "Tô até tremendo" Foto: Reprodução

O humorista e apresentador Fabio Porchat utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira, 14 de maio, para reagir, com o sarcasmo que lhe é característico, ao avanço de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que visa declará-lo "persona non grata" no estado.

A proposta, que acusa o comediante de desrespeito religioso e ofensas políticas, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira (13) e agora aguarda votação definitiva em plenário pelos parlamentares fluminenses.

Em um vídeo direcionado aos seus seguidores, Porchat não demonstrou preocupação com a possível sanção. Pelo contrário, o fundador do Porta dos Fundos afirmou sentir "orgulho" ao despertar a irritação de figuras políticas.

"Tenho mais de 20 anos de carreira e já ganhei prêmios, mas nunca imaginei chegar nesse lugar. Deputado chateado comigo é um negócio que enche o meu peito de orgulho. Eu tô até meio tremendo", ironizou o humorista, fingindo uma emoção exagerada diante da honraria negativa.

O apresentador aproveitou o momento para realizar agradecimentos irônicos, citando sua família e o coletivo Porta dos Fundos, mas reservou as críticas mais ácidas para deputados da Alerj.

Veja Também

"Eu quero agradecer muita muita gente que me fez chegar até aqui, é o Porta dos Fundos, meu pai, minha mãe, mas especialmente a todos os deputados que podiam estar debatendo segurança pública do Rio. Podia estar atrás de milícia, tentando levar saneamento básico para as comunidades, mas eles estão pensando em mim."

Confira o vídeo 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Persona non grata

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por quatro votos contra dois, o projeto para tornar Fábio Porchat persona non grata no Estado. Alexandre Knoploch (PL), Sarah Poncio (Solidariedade), Fred Pacheco (PL) e Marcelo Dino (PL) votaram a favor, enquanto os votos contrários vieram de Carlos Minc (PSB) e Luiz Paulo (PSD).

O projeto foi apresentado pelo deputado Rodrigo Amorim (PL), presidente da CCJ, e passou por uma primeira votação na semana passada, que terminou empatada com três votos a favor e três contra. A ação contra Porchat foi justificada com trechos de esquetes religiosas do humorista, assim como sátiras em que ele xinga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o texto de Amorim, "o escárnio manifestado pelo referido humorista, em tom de deboche, não apenas atinge a honra do ex-presidente e de seus apoiadores, mas também despreza a liturgia do cargo e os valores democráticos que sustentam a nação".

"Cabe à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro se posicionar de forma firme contra tais manifestações que extrapolam os limites da liberdade de expressão e configuram ofensa direta a milhões de brasileiros que reconhecem no ex-presidente uma liderança política legítima."

Em seu voto, Luiz Paulo afirmou que o projeto seria uma "forma indireta de censura ou retaliação política", dizendo ainda que a definição de persona non grata é um termo que deveria ter o uso limitado à União em questões diplomáticas.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:19, 23 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Empresário Filipe Fermo Bif morre após acidente de duna.
Fatalidade

Empresário morre ao sofre acidente em duna quatro dias após anunciar gravidez da esposa

Filipe Fermo Bif era dono de uma empresa de produção e comercialização de bananas com atuação em Santa Catarina.

Veterinária Vitória Valle de Oliveira Pinha.
Perda

Veterinária morre após ser atacada no pescoço por cachorro no canil do Senado

Vitória Valle de Oliveira Pinha, de 36 anos, estava internada no Hospital de Base desde o ataque ocorrido na última terça-feira (18).

William Bonner.
Curiosidade

William Bonner não tem diploma de jornalismo; conheça a formação do apresentador

No Brasil, o diploma superior na área não é requisito obrigatório para o exercício da profissão desde 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência prevista na legislação.

mais notícias

+

Newsletter