Pernambuco, 15 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Brasil

EXÉRCITO brasileiro INTENSIFICA presença na FRONTEIRA com a VENEZUELA, diz jornal

Entidade trabalha com a possibilidade de um aumento no fluxo de imigrantes ao país caso Nicolás Maduro seja reeleito nas eleições deste domingo (28).

27 de julho de 2024 às 16:08   - Atualizado às 16:08

Exército do Brasil.

Exército do Brasil. Exército do Brasil.

O Exército Brasileiro intensificou a vigilância e reforçou a presença militar na fronteira com a Venezuela, em Roraima, diante da possibilidade de um aumento no fluxo de venezuelanos para o Brasil, caso Nicolás Maduro seja reeleito nas eleições deste domingo (28). As informações são da CNN Brasil.

Além do efetivo, tanques blindados e veículos foram enviados à região, em preparação para uma potencial crise migratória.

Os militares brasileiros consideram a situação atual como normal, porém permanecem vigilantes a eventuais mudanças que possam ocorrer após os resultados das eleições na Venezuela.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A oposição venezuelana já anunciou que, em caso de reeleição de Maduro, muitos deixarão o país, o que poderia levar a um aumento significativo no número de migrantes cruzando para o Brasil por Pacaraima, o principal ponto de entrada.

No ano passado, o contingente militar na fronteira foi aumentado devido às tensões entre Venezuela e Guiana pela disputa do território de Essequibo, uma área rica em petróleo e gás.

Isso resultou no aumento do número de soldados na região do Comando Militar do Norte e do Comando Militar da Amazônia de 27 mil para 30 mil, um acréscimo de 10%.

Em Pacaraima, o efetivo do Pelotão Especial de Fronteira foi ampliado de 70 para 130 homens. Além disso, 28 tanques blindados e mais de cem veículos foram deslocados para fortalecer a segurança e a capacidade de resposta rápida das forças na área.

As autoridades brasileiras estão preparadas para atuar em caso de escalada da tensão e aumento do fluxo migratório.

Atualmente, entre 300 e 500 venezuelanos entram diariamente em Roraima, mas esse número pode aumentar drasticamente se Maduro vencer as eleições, o que obrigaria o Brasil a enfrentar uma nova leva de refugiados.

O Exército mantém-se em estado de alerta, monitorando atentamente os desenvolvimentos na Venezuela e pronto para reagir a quaisquer eventualidades que possam surgir após o pleito eleitoral.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:21, 15 Ago

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Presidente da OAB-PE avalia atitude de Moraes.
Opinião

"Indícios de irregularidades", avalia o presidente da OAB-PE sobre atitude de Moraes

De acordo com o chefe da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, mesmo com todos os direitos dados a um ministro, o poder de polícia não lhe era permitido ter acesso a produção de provas antecipadas.

Presidente Lula.
Otimismo

Vídeo: LULA diz que preço da PICANHA 'BAIXOU BASTANTE'

Ainda com a fala, o presidente ressaltou que enxerga melhora gradual nas condições de vida do povo brasileiro.

Vereador Alcides Cardoso.
Eleições 2024

Vereador Alcides Cardoso afirma que dívidas da Prefeitura do Recife preocupam credores

O líder da oposição na Câmara do Recife enviou ofício ao Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO), no início da tarde desta quarta-feira (14).

mais notícias

+