Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Bolsonaro diz que nova tarifa de Trump é culpa de Lula e do STF: "Uma hora, a conta chega"

Segundo Eduardo Bolsonaro, a postura do Brasil nos últimos meses tem violado princípios básicos da comunidade internacional.

Fernanda Diniz

10 de julho de 2025 às 13:05   - Atualizado às 13:05

Eduardo Bolsonaro diz que nova tarifa de Trump é culpa de Lula e do STF.

Eduardo Bolsonaro diz que nova tarifa de Trump é culpa de Lula e do STF. Foto: Reprodução / Redes sociais

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se pronunciou sobre a nova tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, por meio das suas redes sociais, na quarta-feira, 9 de julho.

 Para o parlamentar, a medida é uma resposta direta à atuação do governo Lula e do Supremo Tribunal Federal, que, segundo ele, vêm se afastando dos compromissos democráticos internacionais.

“A carta do presidente Donald J. Trump ao presidente brasileiro é clara, direta e inequívoca e reflete aquilo que nós há muito tempo temos denunciado. O Brasil está se afastando de forma deliberada dos valores e compromissos que compartilha com o mundo livre”, declarou Eduardo.

Segundo Eduardo, a postura do Brasil nos últimos meses tem violado princípios básicos da comunidade internacional.

Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Há décadas, o Brasil está inserido na comunidade internacional democrática liderada pelos estados indústicos. Essa inserção traz privilégios, mas exige compromissos civilizatórios mínimos, como o respeito aos direitos humanos, ao devido processo legal, a liberdade de expressão da imprensa e a realização de eleições transparentes com ampla participação da oposição”, continuou.

Veja Também

Eduardo também afirma que manteve um diálogo constante com autoridades do governo norte-americano.

“Temos mantido um intenso diálogo com autoridades do governo do presidente. E com o objetivo de apresentar com precisão e documentos a realidade que o Brasil vive hoje. A carta do presidente dos Estados Unidos apenas confirma o sucesso na transmissão daquilo que viemos apresentando com seriedade e responsabilidade.”

Ele ainda acusa as autoridades brasileiras de desprezarem os alertas feitos pelos Estados Unidos. “Ao Brasil, todos os avisos foram dados, por vias diplomáticas, declarações públicas, cartas, audiências no Congresso e reuniões privadas. A resposta das autoridades brasileiras foi o escárnio. Risos, ironias e, ainda mais grave, a escolha de dobrar a aposta.”

Eduardo Bolsonaro também atacou diretamente o Supremo Tribunal Federal e o ministro Alexandre de Moraes.

“Enquanto o Supremo Tribunal Federal e o ministro Alexandre de Moraes colecionavam violações de direitos humanos contra jornalistas, contra cidadãos e residentes dos Estados Unidos, também avançavam sobre o líder maior da oposição, o ex-presidente Jair Bolsonaro, negando-lhe garantias mínimas de legalidade, defesa e presunção de inocência na forma da farsa de um julgamento quase sumário em um tribunal de exceção.”

Para o deputado, a revogação parcial do Marco Civil da Internet seria uma retaliação do STF à postura do governo Trump.

“Em reação às restrições de vistos para violadores da liberdade de expressão anunciadas pelo governo americano recentemente, o Supremo resolveu retaliar. Já na semana seguinte, à medida, a corte pautou e decidiu por uma revolvação parcial do marco civil da internet, medida que inviabiliza o funcionamento regular das redes sociais americanas no Brasil, um ataque direto à liberdade de expressão com consequências globais.”

O parlamentar também criticou a política externa do governo atual.

“Enquanto isso, Lula aprofundou-se em uma sequência de desastres diplomáticos anti-americanos com declaração. Relações raivosas suas de ministros e até da primeira dama, além de aproximações deliberadas por regimes autoritários como China e Ira.”

Ele conclui a fala com um elogio à gestão anterior:

“Ignorando os alertas da administração, Trump insistiu na expansão dos BRICS e chegou a criticar os Estados Unidos por neutralizar o programa nuclear iraniano, uma ameaça global. Nada disso teria ocorrido sob a presidência de Jair Bolsonaro”, afirmou. 
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:40, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter