Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Boulos critica bolsonaristas após tarifa de Trump e chama medida de "taxa Bolsonaro"; veja vídeo

Durante sua fala, Boulos ironizou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro a Trump e responsabilizou o ex-mandatário brasileiro pela taxação.

Fernanda Diniz

10 de julho de 2025 às 10:24   - Atualizado às 11:25

 Boulos critica bolsonaristas após tarifa de Trump.

Boulos critica bolsonaristas após tarifa de Trump. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) usou o seu tempo na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira, 9 de julho, para criticar a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, gerou reações no plenário e virou alvo de discursos inflamados da oposição. (Veja vídeo abaixo)

Durante sua fala, Boulos ironizou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro a Trump e responsabilizou o ex-mandatário brasileiro pela taxação.

“Essa taxa do Trump já tem nome, se ele disse que é por causa do Bolsonaro, é a taxa Bolsonaro. Agora a máscara dos falsos patriotas caiu, são patriotas coisa nenhuma, patriotas da shopee, quem usava a bandeira do Brasil em tempo de eleição.”

O parlamentar ainda provocou aliados do ex-presidente:

“Agora vão ter que decidir se estão do lado do Trump ou do Brasil e vai tirar empregos dos trabalhadores brasileiros para levar emprego para os Estados Unidos. E agora quero saber do seu Bolsonaro, seu Tarcísio, seu Nikolas, se vão usar bonezinho do Maga de novo, se vão ser traidores da pátria novamente”, afirmou. 

Veja Também

A fala de Boulos repercutiu no plenário e intensificou o embate entre parlamentares da esquerda e da base bolsonarista.

Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Gritos de 'rachadinha' e bate-boca marcam sessão da Câmara

O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil acirrou os ânimos na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 9. No plenário, parlamentares da base governista e da oposição trocaram acusações e protagonizaram bate-bocas em torno da tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.

Um dos momentos de maior tensão ocorreu durante o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar mineiro se envolveu em uma discussão com o deputado André Janones (Avante-MG), que acabou sendo empurrado, enquanto se ouviam gritos de "rachadinha", em alusão à suposta prática no gabinete do deputado.

"Não à rachadinha! Não à rachadinha!", entoaram deputados da oposição. Em resposta, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que o grupo bolsonarista representava uma "vergonha".

A taxa de 50% sobre os produtos brasileiros, impostos pelo governo Donald Trump, virou combustível no discurso de petistas contra bolsonaristas, que responsabilizam o ex-presidente e o filho dele Eduardo Bolsonaro pela medida.

Do lado oposto, a oposição coloca a culpa no Supremo Tribunal Federal e no presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo tarifaço

Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) disse que o partido estuda formas de pedir a cassação do mandato de Eduardo, que está licenciado morando nos Estados Unidos, de onde diz mobilizar republicanos contra o que diz acreditar ser uma injustiça contra seu pai.

Trump anunciou a tarifa em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, o americano informa que a taxa de 50% aos produtos brasileiros entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

Entre suas justificativas, Trump citou a atuação do STF que, segundo ele, "censurou" plataformas americanas que atuam no País Ele também criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:32, 15 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Assistente Social.
Direito

Câmara dos Deputados aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Para a categoria, a aprovação representa um importante passo na valorização profissional de quem atua diariamente na garantia de direitos e na promoção do bem-estar social da população brasileira.

Tabata Amaral e PCdoB
Conflito

PCdoB pede retirada de projeto de Tábata Amaral que criminaliza críticas a Israel

Partido alega que PL 1424/2026 confunde antissemitismo com crítica política e visa "blindar" o Estado de Israel.

Deputados federais Lula e Eduardo da Fonte.
Compromisso

Câmara aprova projeto de Eduardo e Lula da Fonte que reconhece marisqueiras no Seguro-Defeso

A medida corrige uma distorção histórica que excluía trabalhadoras diretamente impactadas pelas restrições do período de defeso.

mais notícias

+

Newsletter