Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Bolsonaro critica decisões de Moraes e fala em "declaração de guerra contra os EUA"

O deputado Eduardo Bolsonaro (PLSP) criticou uso de tornozeleira em Jair Bolsonaro, chamando-o de "prisão disfarçada".

Fernanda Diniz

24 de julho de 2025 às 16:34   - Atualizado às 17:06

Eduardo Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro. Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, a medida se baseia em um inquérito no qual ele também é investigado e representa uma tentativa de “manter o ex-presidente em uma prisão disfarçada”. (Veja vídeo abaixo)

Durante declaração publicada nas redes sociais, Eduardo afirmou que Moraes está “dando a decisão antes mesmo de iniciar o processo, ainda em fase de inquérito policial”, sem permitir o devido curso da investigação.

Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O parlamentar destacou um trecho do despacho do ministro em que se afirma que as condutas de Jair Bolsonaro e de seu aliado “caracterizam claros e expressos atos executórios e flagrantes confissões da prática dos atos criminosos”.

O deputado chamou atenção para a tipificação penal utilizada por Moraes no inquérito: o artigo 359-I do Código Penal, que trata de atentado à soberania nacional. O artigo penaliza quem negocia com governos ou grupos estrangeiros com o objetivo de provocar atos típicos de guerra contra o Brasil. Para Eduardo Bolsonaro, a aplicação desse artigo se traduz em um ataque direto aos Estados Unidos.

Veja Também

“Isso aqui, gente, é praticamente uma declaração de guerra contra os Estados Unidos”, afirmou.

“Mas como eu e Paulo Figueiredo temos dito, sempre partimos da premissa de que Alexandre de Moraes está disposto a dobrar a aposta — porque ele só sabe fazer isso.”

Na parte final da decisão de Moraes, segundo Eduardo, o ministro reforça o posicionamento do STF ao afirmar que a Corte não se omitirá diante de ameaças à soberania nacional, democracia e Estado de Direito, vindas de inimigos internos ou estrangeiros. Para o deputado, essa afirmação eleva a tensão diplomática com os EUA.

“É um xingamento, é dizer que os Estados Unidos são uma ditadura, e o Brasil sim vive uma democracia — justamente no momento em que nós deveríamos fazer o oposto: acalmar os ânimos, voltar à normalidade democrática, onde exista separação e harmonia dos Poderes, libertar os presos políticos e acabar com a censura nas redes sociais”, concluiu.

A crítica ocorre em meio à escalada de tensões entre o Judiciário e aliados do ex-presidente Bolsonaro, que vêm denunciando perseguições políticas e cerceamento da liberdade de expressão. O STF, por sua vez, reforça que as medidas adotadas têm base legal e visam proteger a ordem democrática.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:48, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter