Pernambuco, 13 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

DITADURA: com Teresa Leitão (PT) como relatora, criminalização da apologia ao regime militar é aprovado no Senado

A pena terá um aumento caso o ato seja praticado por agentes publicos, membros do ministério ou que ocupem funções no Estado.

07 de junho de 2024 às 09:02   - Atualizado às 09:02

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) do Senado aprovou, na quinta-feira, 6 de junho, projeto que criminaliza a apologia à tortura e à instauração da ditadura no país.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O texto propõe a alteração do Código Penal, incluindo pena de três a seis meses e multa a pessoas que fizerem apologia à tortura ou à implementação de uma ditadura. A punição engloba os delitos feitos em ambiente virtual.

O projeto ainda será avaliado pela Comissão de Segurança Pública do Senado. Infratores que fizerem parte do Ministério Público, do Poder Judiciário ou forem agentes públicos, serão detidos pelo tempo de seis meses a um ano e também pagarão multa.

As penas poderão ser aumentadas pela metade se o autor fizer uso de perfis falsos em redes sociais para divulgação do conteúdo.

De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), a proposta recebeu parecer favorável da relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE).

Na justificativa, Carvalho explica que “existem diferenças imprescindíveis entre liberdade de expressão e apologia ao crime”. Para ele, há infrações que podem ser cometidas pelas palavras, como os “crimes de racismo e injúria”, exemplifica.

“Deve haver liberdade de expressão, por outro lado, ela deve ser extremamente diferenciada da apologia à tortura e à instauração do regime ditatorial no Brasil. Afinal, que liberdade é essa que ameaça cercear as demais liberdades?”, diz o autor do projeto.

Segundo a relatora, o aumento da polarização política no Brasil proporciona o surgimento do discurso violentos, de ódio e que celebrem “figuras ligadas a atos de tortura durante” a época da ditadura no país.

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

05:59, 13 Set

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Homem disfarçado de policial militar assalta agência bancária
Crime

Vídeo: Homem DISFARÇADO DE POLICIAL militar é flagrado ASSALTANDO AGÊNCIA bancária

Imagens das câmeras de segurança mostra que a ação dura pouco mais de dois minutos, quando o criminoso, armado, domina o segurança.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes e rede social X.
Opinião

ANJ afirma que bloqueio do X afeta o trabalho do jornalismo brasileiro

A Associação Nacional de Jornais que espera que a decisão de suspensão da rede e multa de R$ 50 mil para quem acesse a plataforma por meio de VPN seja revista por Moraes.

Deolane Bezerra presa.
Documento

Deolane: familiares estavam pagando fãs para protestarem em presídio no Recife, diz desembargador

A influenciadora também está sendo acusada de obstruir a justiça e mobilizar a opinião pública para desviar a atenção dos fatos reais do processo.

mais notícias

+