Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CRACOLÂNDIA: Milícia com GUARDAS CIVIS extorquia dinheiro de COMERCIANTES por segurança, diz MP

Em operação, forças de segurança prenderam líder do PCC, lacraram imóveis e fecharam pontos de comercialização de drogas na região.

Ricardo Lélis

06 de agosto de 2024 às 21:05   - Atualizado às 21:12

Guardas municipais.

Guardas municipais. Guardas municipais.

Uma força-tarefa formada por mais de mil agentes públicos se mobilizou nas primeiras horas desta terça-feira, 6 de agosto, em uma operação contra o crime organizado na Cracolândia e em outras áreas do Centro de São Paulo, região controlada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

Foram cumpridos sete mandados de prisão, 117 de busca e apreensão, 46 de arresto, sequestro e bloqueio de bens e 44 de interdição de imóveis comerciais, todos autorizados pela 1.ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital.

Os imóveis interditados foram lacrados, para evitar que retomem as atividades, informou a Secretaria de Segurança de São Paulo.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

São hospedarias, estacionamentos, ferros-velhos e lojas. Famílias que moram em alguns desses imóveis estão sendo removidas e encaminhadas para centros de acolhimento.

‘Ecossistema de atividades ilícitas’

A Operação Salus et Dignitas - expressão latina que significa saúde e dignidade - mira uma rede de crimes que vai além do tráfico de drogas na Cracolândia e inclui também o comércio ilegal e receptação de peças de carros, armas e celulares, exploração da prostituição, captação ilegal de rádios transmissores da polícia e submissão de pessoas a trabalho análogo ao escravo.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão guardas-civis metropolitanos suspeitos de extorsão a comerciantes na Cracolândia e da venda ilegal de armas. Eles cobrariam uma taxa em troca de "proteção".

Em nota, o Ministério Público de São Paulo afirma que o objetivo da investigação é desarticular um "ecossistema de atividades ilícitas, controlado pelo PCC, explorado por diversos grupos criminosos organizados e caracterizado pela violação sistemática aos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade".

Uma das primeiras conclusões dos investigadores é a de que, ao assumir o controle do território, o PCC consegue maximizar os lucros com a exploração de uma rede de atividades ilícitas.

Participam da operação promotores do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público de São Paulo, e agentes do governo do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público do Trabalho.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais para comentar a operação.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:04, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Ministério da Saúde reforça uso de camisinhas e lança novos modelos texturizados no SUS
Proteção

Ministério da Saúde reforça uso de camisinhas no Carnaval e distribui novos modelos texturizados

Segundo o ministério, foram distribuídas 138 milhões de camisinhas nos últimos três meses para reforçar o estoque do SUS durante o feriado.

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

mais notícias

+

Newsletter