Pernambuco, 15 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cardeal brasileiro recusou ser papa em 1978; entenda motivo

A decisão aconteceu em um momento sensível para a Igreja Católica, ainda abalada pela morte de João Paulo I, que permaneceu no comando por apenas 33 dias.

Fernanda Diniz

08 de maio de 2025 às 14:00   - Atualizado às 14:32

João Paulo I.

João Paulo I. Foto: Reprodução

Durante o conclave que sucedeu a morte repentina de João Paulo I, em 1978, o cardeal brasileiro Dom Aloísio Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza (CE), chegou a obter os dois terços dos votos necessários para ser eleito Sumo Pontífice. No entanto, surpreendeu ao recusar a nomeação, alegando problemas graves de saúde.

De acordo com relatos do teólogo Frei Betto, Lorscheider havia passado por uma cirurgia cardíaca complexa, na qual recebeu oito pontes de safena. Ciente das exigências do cargo e temendo não ter condições físicas para suportar um pontificado, ele optou por declinar, mesmo contando com o apoio da maioria dos cardeais.

A decisão aconteceu em um momento sensível para a Igreja Católica, ainda abalada pela morte de João Paulo I, que permaneceu no comando por apenas 33 dias. O temor de outra sucessão precoce influenciou não apenas Lorscheider, mas também os demais cardeais, que entenderam e aceitaram sua renúncia à eleição.

Apesar de recusar o papado, Dom Aloísio teve um papel fundamental nos bastidores do conclave. Durante os três dias de deliberação, ele articulou uma solução para o impasse e ajudou a redirecionar os votos de cardeais latino-americanos e africanos para o polonês Karol Wojtyła. O cardeal da Cracóvia acabou eleito e adotou o nome João Paulo II, protagonizando um dos pontificados mais longos e influentes da história da Igreja, de 1978 a 2005.

Lorscheider seguiu atuando como uma das vozes mais respeitadas da Igreja no Brasil. Ele faleceu em 2007, aos 83 anos, dois anos após a morte de João Paulo II, que tinha 84 anos.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:08, 15 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Edinazio Vieira.
Nota

ACBEN critica taxações comerciais dos EUA e pede mobilização nacional

A Academia Cristã Brasileira de Escritores e Notáveis (ACBEN) publicou uma nota sobre o assunto nesta terça (15).

Lulinha ainda enfrenta cobrança milionária da Receita enquanto PT defende taxação dos super-ricos.
Situação

Lulinha ainda enfrenta cobrança milionária da Receita enquanto PT defende taxação dos super-ricos

O filho de Lula é alvo de cobrança fiscal superior a R$ 10 milhões em meio a campanha petista por justiça tributária.

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter