Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

BRICS: ideia de criar moeda para substituir dólar foi de LULA, diz chanceler russo

Segundo Serguei Lavrov, o petista deverá priorizar o debate sobre a geração do câmbio durante as discussões do bloco econômico de países emergentes.

Gabriel Alves

02 de dezembro de 2024 às 09:43   - Atualizado às 10:09

Lula e chanceler russo Seguei Lavrov, apertando as mãos.

Lula e chanceler russo Seguei Lavrov, apertando as mãos. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o responsável por sugerir a criação de uma moeda única para o Brics. A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em entrevista à TV Brics.

"O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi o iniciador, na Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023, da discussão sobre sistemas de pagamento alternativos, um dos temas da presidência russa", disse o russo.

Prioridade no Brics

De acordo com Lavrov, Lula deverá priorizar o debate sobre a criação da moeda durante as discussões do bloco. O projeto, caso seja levado adiante, poderá gerar impactos significativos nos países membros.

"Em resposta a essa iniciativa, que foi formalizada na Declaração de Joanesburgo, ministros das finanças e chefes de bancos centrais trabalharam na questão. Houve progresso, mas é necessário concluir esse trabalho para que já existam mecanismos prontos para uso", finalizou.

O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representando economias emergentes e influentes no cenário global.

Veja Também

Trump ameaça tarifar em 100% países do BRICS caso tentem substituir dólar

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou no sábado, 30 de novembro, críticas diretas às iniciativas dos países do Brics voltadas à criação de uma nova moeda.

O americano alertou para possíveis tarifas de 100% caso o bloco avance em projetos que desafiem a predominância do dólar americano.  

"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana", declarou Trump em sua rede social, Truth Social.  

O Brics, que desde janeiro conta com dez membros plenos — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos — tem explorado formas de reduzir a dependência do dólar em transações comerciais.  

Em outubro, durante uma reunião de cúpula em Kazan, na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou a importância de mecanismos alternativos, como o uso de moedas locais, para fortalecer as relações econômicas entre os países membros.  

O Brasil, que assume a presidência do Brics em 2025, pretende acelerar discussões sobre o desenvolvimento de meios de pagamento alternativos e ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), presidido por Dilma Rousseff.  

Até o momento, nem a Presidência da República do Brasil nem o Ministério das Relações Exteriores comentaram as declarações de Trump.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:59, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter