Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

No Brasil, acidentes de trânsito causam até 10 vezes mais sequelas que mortes, alerta CFM

Presidente do Conselho defendeu que a medicina do tráfego é uma especialidade que vai além da atuação clínica.

Ricardo Lélis

26 de setembro de 2025 às 18:35   - Atualizado às 18:38

Carro capotado onde mulher e familiares estavam.

Carro capotado onde mulher e familiares estavam. Foto: Reprodução

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, frisou nesta sexta-feira, 26 de setembro, que os dados referentes ao trânsito no Brasil são preocupantes.  

Ao participar do 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, ele apresentou estimativas que indicam que mais de 32 mil pessoas morrem todos os anos em sinistros de trânsito no país uma média de 92 vítimas por dia. Para cada vida perdida, há pelo menos 10 com sequelas graves ou permanentes. 

“Falamos de jovens que deixam de estudar, homens e mulheres impossibilitados de trabalhar, famílias que passam a conviver com a dependência e o sofrimento prolongado. Esse cenário nos coloca no ranking mundial entre os países com maior número absoluto de vítimas no trânsito, ao lado de nações muito mais populosas, como Índia e China.”

Diante desse cenário, Hiran Gallo defendeu que a medicina do tráfego é uma especialidade que vai além da atuação clínica, já que une a prática médica ao compromisso e à ação social, fornecendo dados, análises e soluções que orientam decisões do Estado brasileiro e políticas públicas.

Durante o evento, ele destacou ainda os custos provocados por sinistros de trânsito, classificados por ele como “astronômicos”. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam o impacto anual em R$ 50 bilhões.

Veja Também

“É o resultado da soma de despesas hospitalares e com reabilitação aos gastos da previdência social e aos prejuízos na produtividade”. 

“Esse valor seria suficiente para construir centenas de hospitais de médio porte ou milhares de escolas públicas. Cada sinistro grave no trânsito representa não apenas tragédias pessoais e familiares, mas também um prejuízo para a coletividade, ao drenar recursos públicos que poderiam ajudar no fortalecimento de nossa saúde, educação e segurança”, concluiu.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:47, 01 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de trabalho com fundo no Recife, capital de Pernambuco.
Dados

Brasil criou 255,3 mil empregos com carteira assinada em fevereiro, aponta Caged

Abertura de vagas caiu 42% na comparação com mesmo mês de 2025.

Padre Márlon Múcio.
Recuperação

Padre Márlon Múcio recebe alta hospitalar após quadro grave de saúde: "Graças a Deus"

O religioso explicou que já estava em casa desde o dia 27 de março, mas decidiu comunicar a informação apenas depois, devido à instabilidade da doença.

Prouni 2026.
Consulta

Prouni 2026: resultado da lista de espera do 1º semestre é divulgado nesta terça-feira (31)

De acordo com o Ministério da Educação, os estudantes convocados precisam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. 

mais notícias

+

Newsletter