Pernambuco, 16 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Bolsonaro decide ir a ato a favor de impeachment de Lula e anistia

A manifestação programada para março promete reunir aqueles que defendem o impeachment de petista, bem como a anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023.

15 de fevereiro de 2025 às 18:55   - Atualizado às 21:57

Ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que participará do ato marcado para o dia 16 de março, em apoio ao impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 A manifestação também terá como pauta a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. 

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante uma entrevista ao Brazil Talking News neste sábado (15).

"Dá para colaborar nesse movimento de rua que estão programados para 16 de março aqui no Brasil. Colabore, vá. Procure saber quem está organizando, quais são as pautas, se não tem ninguém ali esquisito que vá fazer uso da palavra. Eu devo estar no Rio de Janeiro. Vai ser o quê? Anistia. E as questões nacionais. Outros vão ser impeachment, outros vão ser outro assunto qualquer. Colabore, participe", afirmou Bolsonaro.

O ex-presidente também comentou os eventos do 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram os prédios dos Três Poderes em Brasília. Para ele, os responsáveis pelas depredações não eram seus apoiadores.

"O que aconteceu no 8 de Janeiro não foi do nosso lado. Aquilo foi quebrado antes do pessoal chegar ali perto", acrescentou.

A manifestação programada para março promete reunir aqueles que defendem o impeachment de Lula, bem como a anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023.

Musk fala sobre ato

O bilionário Elon Musk compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) uma publicação que convoca os brasileiros a participarem de atos pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 O post original foi feito pelo empresário Mario Nawfal, crítico do governo petista e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Uma onda nacional de protestos está marcada para 16 de março, com manifestantes em 120 cidades pedindo a remoção de Lula. O movimento, que está ganhando força em todo o Brasil, sinaliza uma crescente oposição à sua administração”, escreveu Nawfal.

Ao compartilhar a publicação, Elon Musk comentou apenas “wow”, expressão que pode ser traduzida como “uau” em português. 

O post de Nawfal também menciona que acusações de corrupção e má gestão econômica estariam alimentando o descontentamento popular. 

“Com acusações de corrupção e má gestão econômica alimentando o descontentamento, os organizadores esperam comparecimentos massivos. Os manifestantes estão se reunindo contra o que veem como uma erosão da democracia sob a liderança de Lula. A pressão aumenta à medida que o sentimento público muda, e as ruas se tornam o campo de batalha pelo futuro político do Brasil". 

Outras declarações de Musk 

Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos e aliado de Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 12 de janeiro, que o “deep state” norte-americano financiou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

O termo “deep state”, sobretudo, sugere a existência de uma estrutura interna dentro do governo dos EUA que influencia decisões políticas sem controle aparente.

Sendo assim, o empresário tem adotado uma postura de cortes orçamentários e classificado órgãos governamentais como “ninho de vermes” e “organização criminosa”.

Durante as eleições de 2022, Joe Biden, do Partido Democrata, comandava o governo dos EUA antes do retorno dos republicanos ao poder.

Resposta ao apoio de Elon Musk

Em resposta, o deputado federal brasileiro, Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, afirmou nas redes sociais que parlamentares norte-americanos estão dando mais atenção ao Brasil. Contudo, o deputado revelou que congressistas aliados podem organizar uma nova comitiva para apurar supostas denúncias de censura no país.

O parlamentar brasileiro se encontrou com a congressista republicana Maria Elvira Salazar. Durante uma audiência no Congresso, a deputada exibiu uma foto do ministro Alexandre de Moraes e sugeriu que parlamentares conservadores norte-americanos estão acompanhando sua atuação.

Estados Unidos taxa o Brasil

Desse modo, Donald Trump assinou uma ordem executiva com a imposição de amplas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio pelo país. Inclusive sobre os embarques desses produtos pelo Canadá e do México, que juntos respondem por cerca de 40% das importações de aço dos EUA.

"Hoje estou simplificando nossas tarifas sobre aço e alumínio", disse Trump no Salão Oval ao assinar ordens executivas. "São 25% sem exceções ou isenções", disse.

Entretanto, estas tarifas seguem-se às taxas de 10% anunciadas sobre a China - que anunciou as suas próprias tarifas retaliatórias sobre alguns produtos importados dos EUA - e às taxas de 25% sobre o Canadá e o México, que foram adiadas.

Na Bolsa de Nova York, as ações das siderúrgicas americanas já reagiam, mas à expectativa de aplicação de tarifas.

Por fim, os papéis da Nucor ganharam 5,58%, os da Steel Dynamics subiram 4,86%, os da Cleveland-Cliffs saltaram 17,93% e os da Alcoa tiveram alta de 2,24%.

 

Acompanhe as notícias em tempo real!
Siga nosso novo perfil no Twitter/X e fique por dentro das últimas novidades sobre política, concursos e gestão pública!

Siga @portal_prefeitu agora!

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:44, 16 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

ACS/PE homenageia sargento que salvou menor de idade de abuso e intervido em violência doméstica
Reconhecimento

Vídeo: ACS/PE homenageia sargento que salvou menor de idade de abuso e interveio em agressão

Em suas redes sociais, a Associação realizou uma menção ao agente o parabenizando pela coragem.

Injeção de botox em testa de paciente.
Aviso

Anvisa emite alerta sobre risco de botulismo na aplicação de botox falsificado

A Agência enfatiza a necessidade de que esses procedimentos sejam realizados por profissionais devidamente habilitados, em locais devidamente autorizados.

Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.
Solicitação

PGR envia parecer contra recurso que Bolsonaro pediu para afastar Dino e Zanin de julgamento

Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.

mais notícias

+

Newsletter