Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Barroso participa de seis eventos patrocinados por empresas com processos no STF

A agenda do ministro do Supremo, que incluiu compromissos dentro e fora do país.

Fernanda Diniz

07 de junho de 2025 às 14:31   - Atualizado às 15:24

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal. Foto: Gustavo Moreno/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou em maio de seis eventos que contaram com patrocínio ou organização de empresas com ações em tramitação na Corte. As informações foram reveladas pelo Folha de São Paulo. 

A agenda do ministro, que incluiu compromissos dentro e fora do país.

Entre os compromissos, destaca-se um jantar beneficente promovido pelo CEO do iFood, Diego Barreto, com o objetivo de arrecadar recursos para o Programa de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa oferece bolsas de estudo a candidatos negros e indígenas.

Apesar do caráter social do evento, o iFood é parte interessada em ação no STF que discute a existência de vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e empresas de tecnologia.

Barroso também esteve em Nova York, nos Estados Unidos, onde participou de três eventos, incluindo um promovido pelo jornal Valor Econômico, que teve como um dos principais patrocinadores a JBS.

A empresa possui diversos processos no Supremo, muitos deles decorrentes das investigações da Operação Lava Jato e da Greenfield.

Outras presenças incluíram eventos organizados pela Lide Brasil e pela revista Veja, ambos com patrocinadores que também figuram como partes em ações no STF.

Em nota, o Supremo afirmou que a participação de ministros em eventos com diferentes setores da sociedade faz parte de uma política de diálogo institucional.

A Corte destacou que Barroso se encontra com representantes de múltiplos segmentos, como advogados, indígenas, empresários, jornalistas e organizações civis.

O ministro defendeu sua agenda e classificou como relevante a interlocução com a sociedade civil. Segundo ele, o contato com diferentes públicos não configura conflito de interesse, mesmo quando há temas em julgamento no tribunal que envolvam patrocinadores dos eventos.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:58, 09 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mensagem

Confira a íntegra da carta enviada por Trump a Lula com críticas ao STF e defesa de Bolsonaro

Por meio do documento, Trump também anunciou o aumento de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano.

Primeira-dama Janja da Silva.
Fala

Janja reage a pergunta feita por jornalista a Lula sobre Trump com "Ai, esses vira-latas"

A reação de Janja à pergunta da imprensa ocorreu quando Lula estava se despedindo do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no salão do Palácio do Itamaraty.

Trump e Lula.
Taxa

Donald Trump anuncia tarifa de 50% para o Brasil com início em agosto

O presidente americano comunicou a decisão em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

mais notícias

+

Newsletter