07 de outubro de 2024 às 16:57 - Atualizado às 17:18
Maria de Fátima assumiu a candidatura de seu marido assassinado e foi eleita prefeita. Fotos: Reprodução/ Internet
Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo (União), foi eleita prefeita de João Dias (RN) no domingo, 6 de outubro.
Sua candidatura foi lançada durante a campanha eleitoral após o assassinato de seu marido, o então prefeito e candidato à reeleição, em 27 de agosto.
Enquanto visitava eleitores em um bairro local, Marcelo Oliveira (União) foi emboscado e morto com 11 tiros, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira, também foi fatalmente atingido.
O crime chocou a comunidade e continua sob investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Maria de Fátima, em meio ao luto, aceitou a candidatura por decisão partidária e venceu as eleições com 66,84% dos votos válidos.
Sob o nome político "Fatinha de Marcelo", ela obteve 1.818 votos, superando em mais de três vezes a votação da segunda colocada, Damária Jácome (Republicanos), que teve 566 votos.
Maria de Fátima já havia concorrido em uma eleição anteriormente, sendo eleita vereadora de João Dias em 2016. Com 34 anos e profissão de agricultora, ela tem como vice o mesmo companheiro de chapa de seu marido, João Pedro (União).
Marcelo Oliveira, o prefeito assassinado, tinha 38 anos, e seu pai, Sandi, também possuía uma trajetória política como ex-vereador do município. A polícia informa que aproximadamente oito indivíduos estiveram envolvidos no ataque.
O inquérito policial está em sua etapa final e em breve deve ser encaminhado ao Judiciário para a denúncia. A motivação do crime ainda está sendo investigado pelo delegado Alex Wagner, que nã descarta a hipótese de conexão com a disputa eleitoral.
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco, e candidato à reeleição, Irlando Parabólicas, do PSD, sofreu uma tentativa de homicídio na noite da última sexta-feira, 4 de outubro, pouco depois das 22h.
Acompanhado de seus motoristas, Parabólicas estava chegando em sua residência, no bairro do Ginásio, quando foi surpreendido ao ter seu carro, uma Picape S10, alvejada por 11 tiros.
Como o veículo é blindado, as vítimas do atentado não foram atingidos pelos disparos. Com o susto, o candidato à reeleição chegou a desmaiar e foi levado ao hospital municipal e logo em seguida para uma clínica particular do município de Serra Talhada.
1
4
20:18, 24 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento Mulheres em Diálogo, divulgada nesta segunda-feira (24), trouxe à tona um cenário negativo quando o assunto é a legalização do aborto.
Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.
A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença de secretários e políticos do Estado.
mais notícias
+