A fala do atual presidente do Senado foi dada ao PodK Liberados, na Rede TV, nessa quinta-feira, 27 de fevereiro.
28 de fevereiro de 2025 às 09:53 - Atualizado às 11:02
Alcolumbre diz que votar impeachment de ministros do STF só causaria mais problemas ao Brasil. Reprodução/Rede TV
Nessa quinta-feira, 27 de fevereiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que uma eventual votação de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado só iria causar problemas em um País que já está dividido.
"Muito claramente nós temos muitos problemas, não será o presidente do Senado Federal que vai criar mais um", disse Alcolumbre, em entrevista ao PodK Liberados.
Sobretudo, a RedeTV, exibiu o momento no final da noite da quinta-feira, 27 de fevereiro.
Alcolumbre afirmou que a Justiça deve realizar uma "mediação e modulação" nas penas a serem aplicadas, questionado sobre a possibilidade de conceder anistia aos acusados de participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro.
"Não pode ser uma anistia para todos de maneira igual. E também não pode, nas decisões judiciais, ser uma punibilidade para todos na mesma gravidade", afirmou o senador.
Segundo Alcolumbre, ele reconheceu que houve um "problema" com os atos de vandalismo e a tentativa de golpe de Estado e que "alguém pensou e idealizou isso".
O senador afirmou que é fundamental considerar todos como inocentes até que se prove o contrário na última instância.
O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que antecedeu Alcolumbre, foi pressionado por senadores da oposição, ao longo de 2024, para pautar os processos de impeachment, mas não deu andamento aos casos.
Sendo assim, durante a entrevista à RedeTV!, Alcolumbre também criticou a lei do impeachment, sancionada em 1950.
A princípio, o presidente afirmou que a legislação é da época da ditadura militar e que é necessário atualizar a norma.
“O Senado Federal não é órgão de correção do STF. A Constituição determina um único procedimento: impeachment de ministro do Supremo. Está errado isso. Temos que fazer uma nova legislação em relação ao processo de impeachment. Essa lei é da ditadura”, ressaltou.
Sendo assim, o presidente do Senado também defendeu, entretanto, a harmonia entre os Três Poderes.
“O melhor caminho é a pacificação do Brasil, a harmonia entre os Poderes e cada um cumprir com as suas atribuições. Repito, sem adentrar nas agendas que são de competência de outro Poder”, defendeu.
2
03:52, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+