Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: major do Bope afirma que sigla 'CPX' em boné usado por Lula significa 'parceiro do crime'

A polêmica surgiu após o candidato aparecer com o chapéu durante uma agenda de campanha no último dia 12.

26 de outubro de 2022 às 11:49

O major Felipe Sommer, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Santa Catarina, afirmou que a sigla “CPX” significa “cupincha, parceiro do crime”. A declaração do policial foi feita durante uma entrevista ao podcast “Nem me Viu”, do canal do lutador de MMA Fabrício Werdum. A sigla “CPX” entrou no meio de uma polêmica após o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecer com um boné com a sigla durante uma agenda de campanha no último dia 12. https://www.instagram.com/reel/CkLkSWKDYeq/?utm_source=ig_web_copy_link Veja também: >>>Alvo de censura, Canal Hipócritas ensina receita de “lula” Após associações de adversários de que a sigla significa alusão ao crime, defensores de Lula e de movimentos sociais rebateram afirmando que a sigla é uma abreviação de “Complexo do Alemão”, o que também é usado por órgãos oficiais. O caso chegou até ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o subcomandante do Bope Felipe Sommer afirmou que a sigla tem a ver com identidade de criminosos. “Muita dizendo que ‘CPX’ é abreviação de completo. Não é. CPX significa ‘cupincha, parceiro do crime’. Eu tenho oportunidade de conversar com policiais do Rio de Janeiro, que atuam em unidades especializadas, policiais honestos e honrados, que se revoltam com esse tipo de situação. Tenho certeza que se fosse outro candidato naquela condição, ele provavelmente sequer sairia vivo daquele local”, declarou Sommer, em referência à visita de Lula ao Alemão, no dia 13. O policial do Bope ainda completou dizendo que a fala dele “não é opinião, mas um fato”.

“Enquanto Felipe, expondo minha opinião, se é que eu fardado posso me manifestar dessa forma, é revoltante. É revoltante observar indivíduo entretanto em local totalmente dominado pelo tráfico, verdadeiros narcoterroristas. temos série de imagens, dados e estatísticas mostrando o que, de fato, aquela sigla significa. Criminosos utilizando camisetas com aquelas iniciais. Respeito a opinião dos outros. Não discuto opinião, discuto fato. Fato é um só. Opinião, todo mundo pode ter a sua”, disse na entrevista.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do O Tempo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:38, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter