Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: Clarissa Tércio cobra aprovação de projeto para responsabilizar donos de pitbulls em ataques

A cobrança veio após dois irmãos serem atacados por um cão dessa raça no Recife, na terça-feira, 19 de março.

Everthon Santos

19 de março de 2025 às 22:12   - Atualizado às 22:12

Clarissa Tércio fala sobre ataque de pitbulls.

Clarissa Tércio fala sobre ataque de pitbulls. Foto: Divulgação

A deputada federal Clarissa Tércio (PL-PE) usou suas redes sociais para cobrar a aprovação de seu projeto de lei que prevê a responsabilização de tutores de cães de grande porte em casos de ataques (assista vídeo abaixo). A parlamentar defendeu a necessidade de regras mais rígidas para evitar tragédias envolvendo raças como o pitbull.

"A culpa não é dos animais, mas os donos precisam responder por suas ações! Por isso, protocolei um Projeto de Lei para responsabilizar os tutores de cães de grande porte nesses casos", disse a deputada.

A deputada destacou que é dona de um pitbull há quatro anos e defende a adoção de medidas de segurança para evitar tragédias. Para ela, a culpa não é dos animais, mas dos tutores que não tomam os cuidados necessários.

A cobrança veio após um ataque ocorrido na comunidade Sapo Nu, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, na terça-feira, 18 de março. Dois pitbulls atacaram uma criança de 2 anos e seu irmão de 18 anos dentro de casa. O menino sofreu ferimentos graves e precisou de cirurgia no Hospital da Restauração. O irmão mais velho recebeu atendimento médico e teve alta no mesmo dia.

Clarissa Tércio afirmou que os donos dos animais precisam ser responsabilizados por qualquer situação que envolva riscos à segurança pública. Ela destacou que seu projeto de lei impõe regras para evitar novos casos semelhantes.

Veja Também

O projeto de lei apresentado por Clarissa Tércio determina a adoção de medidas para garantir que cães de grande porte sejam criados com segurança. A proposta exige o uso obrigatório de focinheira em locais públicos, treinamento adequado para os animais e um cadastro obrigatório dos tutores.

A deputada também propõe punições severas para os donos que descumprirem as normas, especialmente nos casos em que os ataques resultem em ferimentos ou mortes. Segundo a parlamentar, a regulamentação pode evitar que pessoas sejam vítimas de ataques violentos.

Clarissa Tércio citou estatísticas do Ministério da Saúde para justificar a necessidade de um controle mais rígido sobre a criação de cães de grande porte. Entre 2016 e 2023, o Brasil registrou 248 mortes causadas por ataques de cães. 

A proposta segue em tramitação e ainda precisa passar por comissões antes de ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.

Assista vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter