Pernambuco, 15 de Junho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: vereador é preso por suspeita de mandar matar ex-parlamentar para assumir sua vaga

As investigações também identificaram a participação de outras pessoas que, segundo a polícia, teriam colaborado para a execução do plano criminoso.

Redação

04 de junho de 2026 às 10:44   - Atualizado às 10:49

Vereador é preso por suspeita de mandar matar ex parlamentar para assumir sua vaga.

Vereador é preso por suspeita de mandar matar ex parlamentar para assumir sua vaga. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu três pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato do ex-vereador Ezio Galindo Cordeiro, conhecido como Ezinho Construção, ocorrido em abril de 2025 no município de Alagoinha, no Agreste do estado. Entre os detidos está o atual vereador Marcos André dos Santos, conhecido como Marcos de Esmeralda (PODE), apontado pelas investigações como suspeito de encomendar o crime.

A operação aconteceu na quarta-feira, 3 de junho, e também resultou na prisão da esposa do parlamentar, Roseni Patrícia de Moraes, e do assessor parlamentar Rubem Nelson Alves de Oliveira. Após os procedimentos realizados pela polícia, os três ficaram à disposição da Justiça.

Segundo a investigação, Ezinho Construção foi morto após sair de um armazém de sua propriedade em Alagoinha. Criminosos abordaram a vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo. 

De acordo com a Polícia Civil, os elementos reunidos durante o inquérito apontam Marcos de Esmeralda como suposto mandante do homicídio. Os investigadores trabalham com a hipótese de que o parlamentar teria interesse em assumir uma vaga na Câmara Municipal de Alagoinha após a morte de Ezinho.

As apurações também identificaram a participação de outras pessoas que, segundo a polícia, teriam colaborado para a execução do plano criminoso. Entre elas está o assessor parlamentar Rubem Nelson Alves de Oliveira. Conforme a investigação, ele teria atuado como intermediador na contratação do suspeito responsável pela execução do ex-vereador.

Veja Também

A esposa do parlamentar também passou a integrar a investigação após o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Durante a ação policial, os agentes não localizaram o aparelho celular dela. Dias depois, o casal compareceu a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência informando o suposto roubo do equipamento.

Os investigadores analisaram as circunstâncias do registro e passaram a suspeitar que a comunicação do desaparecimento do celular poderia ter o objetivo de dificultar o acesso a informações consideradas importantes para o andamento do inquérito.

Em nota oficial, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os três possuíam mandados de prisão em aberto relacionados ao crime de homicídio.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:11, 15 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes
Ação

AGU vai pedir para defender Moraes em processo da Rumble e Trump Media nos EUA

O órgão disse que o pedido de habilitação vai permitir que o Estado brasileiro possa fazer a defesa de sua soberania na Justiça da Flórida, onde o caso está em tramitação.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão (PSD), foi vítima de um assalto à mão armada.
Crime

Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe é alvo de assalto à mão armada em frente de casa; veja vídeo

Após a abordagem, um dos suspeitos assume a direção do automóvel roubado, enquanto o comparsa deixa o local na motocicleta utilizada na ação.

Antonio Lavareda e João Campos
Eleições 2026

Fundador do IPESPE, que tem pesquisa a ser divulgada esta semana assume campanha de João Campos

Fundador do IPESPE atuará ao lado de publicitário e jornalista na estratégia política do ex-prefeito do Recife para 2026

mais notícias

+

Newsletter