Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: vereador é preso por suspeita de mandar matar ex-parlamentar para assumir sua vaga

As investigações também identificaram a participação de outras pessoas que, segundo a polícia, teriam colaborado para a execução do plano criminoso.

Redação

04 de junho de 2026 às 10:44   - Atualizado às 10:49

Vereador é preso por suspeita de mandar matar ex parlamentar para assumir sua vaga.

Vereador é preso por suspeita de mandar matar ex parlamentar para assumir sua vaga. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu três pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato do ex-vereador Ezio Galindo Cordeiro, conhecido como Ezinho Construção, ocorrido em abril de 2025 no município de Alagoinha, no Agreste do estado. Entre os detidos está o atual vereador Marcos André dos Santos, conhecido como Marcos de Esmeralda (PODE), apontado pelas investigações como suspeito de encomendar o crime.

A operação aconteceu na quarta-feira, 3 de junho, e também resultou na prisão da esposa do parlamentar, Roseni Patrícia de Moraes, e do assessor parlamentar Rubem Nelson Alves de Oliveira. Após os procedimentos realizados pela polícia, os três ficaram à disposição da Justiça.

Segundo a investigação, Ezinho Construção foi morto após sair de um armazém de sua propriedade em Alagoinha. Criminosos abordaram a vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo. 

De acordo com a Polícia Civil, os elementos reunidos durante o inquérito apontam Marcos de Esmeralda como suposto mandante do homicídio. Os investigadores trabalham com a hipótese de que o parlamentar teria interesse em assumir uma vaga na Câmara Municipal de Alagoinha após a morte de Ezinho.

As apurações também identificaram a participação de outras pessoas que, segundo a polícia, teriam colaborado para a execução do plano criminoso. Entre elas está o assessor parlamentar Rubem Nelson Alves de Oliveira. Conforme a investigação, ele teria atuado como intermediador na contratação do suspeito responsável pela execução do ex-vereador.

Veja Também

A esposa do parlamentar também passou a integrar a investigação após o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Durante a ação policial, os agentes não localizaram o aparelho celular dela. Dias depois, o casal compareceu a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência informando o suposto roubo do equipamento.

Os investigadores analisaram as circunstâncias do registro e passaram a suspeitar que a comunicação do desaparecimento do celular poderia ter o objetivo de dificultar o acesso a informações consideradas importantes para o andamento do inquérito.

Em nota oficial, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os três possuíam mandados de prisão em aberto relacionados ao crime de homicídio.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:44, 05 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026 terá segundo turno em alguns estados.
Pleito

Eleições 2026: veja onde haverá segundo turno para governador

A nova rodada de votações está marcada para acontecer no dia 25 de outubro.

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom.
Conquista

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom

Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos.

"Vamos despetizar o Nordeste: Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio.
Resultado

"Vamos despetizar o Nordeste": Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio

A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.

mais notícias

+

Newsletter