Pernambuco, 20 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vava Rufino, ex-prefeito de Moreno, lança pré-candidatura à Câmara Federal; vídeo

Segundo o ex-gestor municipal, a decisão de disputar uma vaga na Câmara surge da necessidade de ampliar a representatividade da região e buscar mais investimentos para os municípios pernambucanos

Romildo Lacerda

20 de julho de 2026 às 14:55   - Atualizado às 14:56

Vavá Rufino, ex-prefeito de Moreno

Vavá Rufino, ex-prefeito de Moreno Foto: Reprodução / Instagram

O ex-prefeito de Moreno, Vava Rufino, oficializou sua pré-candidatura a deputado federal, dando início a um novo projeto político com o objetivo de representar Pernambuco na Câmara dos Deputados. A iniciativa busca ampliar a presença do município no cenário nacional e fortalecer a defesa de pautas voltadas ao desenvolvimento regional e ao fortalecimento das cidades pernambucanas.

Com uma trajetória marcada por diversos mandatos à frente da Prefeitura de Moreno, Vava foi considerado uma das principais lideranças políticas da história do município. Ao longo de sua atuação na administração pública, consolidou uma base de apoio expressiva e participou de importantes ações voltadas para o crescimento da cidade, mantendo uma relação próxima com a população e lideranças locais.

Segundo o ex-prefeito, a decisão de disputar uma vaga na Câmara Federal surge da necessidade de ampliar a representatividade da região e buscar mais investimentos para os municípios pernambucanos.

Moreno sempre esteve presente na minha caminhada política. Agora queremos que a cidade tenha um representante comprometido em buscar investimentos, defender os municípios e lutar por mais oportunidades para nossa gente em Brasília”, destacou.

Veja vídeo:

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eleições

A pré-candidatura também marca o início da articulação política para as eleições de 2026. Nos últimos dias, apoiadores, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade têm participado das primeiras mobilizações em torno do projeto, que pretende conquistar apoio não apenas em Moreno, mas também em outras cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado.

Aliados avaliam que a experiência administrativa acumulada por Vava Rufino ao longo de sua carreira poderá contribuir para ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos municípios.

Entre as prioridades defendidas pelo pré-candidato estão a geração de empregos, a ampliação de investimentos em infraestrutura, o fortalecimento da economia local, a melhoria dos serviços públicos e a destinação de recursos federais para obras e programas voltados às cidades pernambucanas.

Com o lançamento da pré-candidatura, Vava Rufino inicia uma nova etapa de sua trajetória política, apostando na experiência adquirida na gestão pública, na capacidade de articulação e no diálogo com diferentes setores da sociedade para ampliar sua atuação no cenário estadual e nacional.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:13, 20 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

César Remos cumpre agenda em Abreu e Lima.
Presença

César Ramos visita feira de Abreu e Lima durante agenda de campanha

O candidato a deputado estadual conversou com comerciantes, feirantes e moradores e ouviu demandas e sugestões apresentadas durante o percurso.

Homem preso.
Julgamento

Justiça condena homem a 38 anos de prisão por feminicídio e homicídio no Sertão de Pernambuco

Júri considerou réu culpado pelas mortes de uma mulher e de um homem em Santa Filomena, no município de Ouricuri.

Ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União).
Decisão

Justiça mantém ex-presidente da Câmara de São Paulo preso em investigação por elo com PCC

O ex-vereador teve pico de pressão alta pouco antes da audiência de custódia e foi atendido no próprio fórum.

mais notícias

+

Newsletter