A publicação ocorreu após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) viralizar nas redes sociais com um vídeo no qual falava sobre a decisão do governo de revogar o monitoramento de transações acima de R$ 5 mil.
"VACILÃO DA FAKE": Banco Central publica vídeo sobre PIX e internautas apontam indireta a Nikolas Foto: Reprodução / Internet
O Banco Central (BC) utilizou suas redes sociais, na última quarta-feira, 15 de janeiro, para esclarecer boatos recentes sobre o Pix. A publicação acabou chamando a atenção ao usar o termo "vacilão da fake", que foi interpretado como uma referência indireta ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Na postagem, o Banco Centra também reforçou que o serviço continuará gratuito e sem quebra de sigilo.
Hora de ouvir umas verdades que o vacilão da fake não quer te contar, bebê.#descerPraBC #BCsincero #Pix #DeixaMeuPixEmPaz #PixParaTodos #NãoTemTaxa #SeuSigiloÉsagrado #FechadoComPix #SaiDeMimFakeNews #fakeNews
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhou destaque nas redes sociais após a viralização de um vídeo produzido por ele, no qual questiona o funcionamento do Pix. O conteúdo gerou grande repercussão e fez com que o nome do parlamentar figurasse entre os termos mais buscados no X e no Google Trends na terça-feira, 14 de janeiro.
Após a repercussão do vídeo publicado em suas redes sociais, o Banco Central (BC) se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa, esclarecendo que a postagem não fazia referência a nenhuma pessoa específica, apesar das interpretações que a associaram ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A assessoria afirmou que o uso do termo "vacilão da fake" faz parte da linguagem descontraída do perfil oficial do Banco Central, o “BC Sincero”.
Faaaaala meus amantes de teoria da conspiração e caçadores de tarifa em serviço de pagamento gratuito! BC Sincero na área para aliviar o coraçãozinho de quem desceu pro BC com a cabecinha cheia de fake news sobre cobrança de taxa no Pix e fim do sigilo bancário das suas finanças. pic.twitter.com/VkslXo3XSP
Leia Também
Veja Também
— Banco Central BR (@BancoCentralBR) January 15, 2025
"A linguagem do BC Sincero é informal, descontraída e típica das redes", declarou a assessoria. A mensagem faz parte de uma série de publicações do Banco Central, que busca adotar um tom mais irreverente e acessível para se comunicar com o público, especialmente nas redes.
A assessoria também explicou que o personagem "BC Sincero" foi criado com a proposta de ser irônico e utiliza uma estética popular nas redes sociais, com uma voz de inteligência artificial. "Os demais episódios do BC Sincero possuem a mesma linguagem, a mesma abordagem e, em sua maioria, começam com uma saudação bem-humorada, conforme pode ser constatado nos episódios abaixo", acrescentou.
2
23:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+