Pernambuco, 29 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

UBERIZAÇÃO: STF vota para reconhecer vínculo entre motorista e plataforma

24 de fevereiro de 2024 às 09:49

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, votou nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, para reconhecer que a Corte deverá unificar nacionalmente a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber. 

A Corte começou a analisar no plenário virtual se reconhecerá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa. 

Ao votar pelo reconhecimento da repercussão, Fachin citou que existem no país cerca de 10 mil ações sobre o assunto e é necessária uma decisão definitiva do Supremo. O ministro é relator de uma ação que trata da "uberização". 

O julgamento virtual vai até o dia 1º de março. Após decidir sobre o reconhecimento da repercussão geral, o Supremo vai marcar novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos. 

Veja Também

Apesar de várias decisões da Justiça Trabalhista reconhecerem o vínculo empregatício, o próprio Supremo possui decisões contrárias. Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vinculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:57, 29 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jair Bolsonaro e Nunes Marques.
Prazo

Nunes Marques dá 10 dias para PGR se manifestar sobre revisão criminal de Jair Bolsonaro

Na petição, a defesa pretende derrubar a decisão da Primeira Turma que condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

Daniel Vorcaro preso
Processo

PF indicia Vorcaro e mais 14 investigados no caso Master por crimes financeiros

Indiciamento se refere à fraude de R$ 17,5 bilhões em carteiras de crédito do banco público do DF.

Flávio Bolsonaro.
Recuo

Flávio Bolsonaro muda carta e retira trecho em que se declarava presidente eleito

Após divulgar versão inicial nos Estados Unidos, senador passou a se apresentar como "líder do Brasil" e voltou a contestar a vitória de Lula.

mais notícias

+

Newsletter