Pernambuco, 03 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nunes Marques restabelece filiação de Flávio Bolsonaro ao PL e autoriza registro de candidatura

A decisão do ministro foi tomada após o partido solicitar a desfiliação do senador do Missão. O caso está sendo investigado pelo TSE. 

Ricardo Lélis

13 de agosto de 2026 às 20:52   - Atualizado às 20:52

Ministro Nunes Marques, presidente do TSE, e o senador Flávio Bolsonaro.

Ministro Nunes Marques, presidente do TSE, e o senador Flávio Bolsonaro. (Fotos: Fellipe Sampaio/SCO/STF e Waldemir Barreto/Agência Senado)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, determinou que a filiação do senador Flávio Bolsonaro ao PL seja restabelecida. Ele é o pré-candidato do partido à Presidência da República.

Desde cedo, matérias jornalísticas informavam que a equipe da campanha do senador não conseguiu formalizar a candidatura no sistema do TSE devido à filiação ao Missão. 

A decisão do ministro foi tomada após o partido solicitar a desfiliação de Flávio do Missão. O caso está sendo investigado pelo TSE. 

A partir de agora, o PL poderá registrar a candidatura do senador no sistema da Corte. O prazo termina no próximo sábado (15). Mais cedo, Flávio Bolsonaro afirmou que o registro de filiação ao Missão foi "fraudado". 

O TSE negou que o sistema de candidaturas tenha sido hackeado e informou que alguém com as credenciais digitais do Missão realizou a filiação de Flávio ao partido. 

Veja Também

"O Tribunal Superior Eleitoral informa que a filiação de Flávio Bolsonaro ao partido Missão não foi fruto de hackeamento do sistema de filiação partidária, mas sim de uso indevido da ferramenta por parte de alguém que possuía as credenciais da legenda para efetivar filiações", declarou o TSE.

Agência Brasil

Entenda o caso

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não conseguiu registrar, nesta quinta-feira, 13 de agosto, sua candidatura à Presidência da República após aparecer como filiado ao partido Missão no sistema da Justiça Eleitoral. O caso está sendo analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A alteração foi identificada pela equipe jurídica da campanha enquanto os responsáveis reuniam os documentos necessários para protocolar o pedido de registro. Segundo a advogada Maria Claudia Bucchianeri, responsável pela defesa da campanha, a mudança teria ocorrido de forma fraudulenta.

O prazo para que os candidatos apresentem os pedidos de registro à Justiça Eleitoral termina às 19h deste sábado, 15 de agosto. O PL havia oficializado Flávio como candidato ao Palácio do Planalto durante convenção nacional realizada em 25 de julho.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:52, 03 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo Bolsonaro critica obrigatoriedade de vacinação: 'se tiver efeito colateral, o governo não vai se responsabilizar
Ordem

TSE manda Eduardo Bolsonaro retirar posts de desinformação sobre urnas eletrônicas

A desinformação circula desde 2020 e já foi diversas vezes desmentida pela Justiça Eleitoral, apontando que a empresa venezuelana Starmatic não forneceu equipamentos para o Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
Pesquisa

Quaest: Lula lidera primeiro turno com 37%, seguido por Flávio Bolsonaro com 30%

Entre os entrevistados, 7% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não votariam, enquanto 10% disseram estar indecisos.

Suspensão de propaganda da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Normas

"Rap do Silva": TSE suspende propaganda de Lula após pedido de Flávio Bolsonaro por ausência de Alckmin como vice

De acordo com a regra eleitoral, o nome do vice na chapa deve ser legível e o tamanho não pode ser menor do que 30% daquele utilizado para o titular.

mais notícias

+

Newsletter