Pernambuco, 12 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE autoriza COLETA DE ASSINATURAS para recriar PTB, que foi DISSOLVIDO após FUSÃO COM PATRIOTA

04 de dezembro de 2023 às 17:49

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na última sexta-feira, 1º de dezembro, o ex-deputado constituinte Vivaldo Barbosa a coletar assinaturas para recriar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Vivaldo Barbosa, que foi secretário de Justiça de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, em 1983, disse que pretende recuperar o 'trabalhismo de verdade', após o partido ser presidido por Roberto Jefferson, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e que está preso por atirar contra agentes da Polícia Federal.

A legenda foi desfeita em novembro deste ano, após o TSE aprovar a fusão com o Patriota, criando assim o Partido da Renovação Democrática (PRD).

Barbosa afirmou que a nova sigla já tem representação em 20 estados.

“Só nos falta Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe. Nesses estados, falta estabelecer as comissões […] Vamos ampliar nossa organização, cobrir todos os estados e mergulhar na discussão política”, afirmou.

Veja Também

O ex-deputado precisa agora de 500 mil assinaturas em todos os Estados da Federação em dois anos para que o partido seja oficializado.

A nova versão do PTB já aprovou um estatuto que reverte as mudanças adotadas sob Jefferson, incluindo a troca de cores da bandeira, regressando as cores originais com três listras verticais e o nome escrito no centro.

O estatuto também define que o PTB se inspirará nos princípios de democracia, nacionalismo, trabalhismo, socialismo e na prática da República.

Fusão com Patriota

Todos os ministros do TSE acompanharam o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, para quem a fusão atendeu a todos os requisitos legais e formais, como a aprovação de novo estatuto nacional, por exemplo.

De início, o novo partido iria se chamar Mais Brasil, mas após deliberações internas foi feito novo pedido para alterar o nome, o que foi aceito pelo TSE.

Fundado em 1981 e por muitos anos controlado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB optou pela fusão depois de não ter conseguido eleger nenhum deputado nas eleições de 2022.

Isso fez com que a agremiação ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. O Patriota, por sua vez, elegeu cinco deputados.

Pela cláusula de barreira vigente, para ter acesso aos recursos públicos a legenda precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação.

Alternativamente, o partido pode superar a barreira se, mesmo elegendo número menor de deputados, obtiver 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:27, 12 Jul

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TRE bloqueia R$ 227 mil de ex-mulher de Bolsonaro por não comprovar gastos de campanha em 2022
Medida

TRE bloqueia R$ 227 mil de ex-mulher de Bolsonaro por não comprovar gastos de campanha em 2022

O valor bloqueado corresponde à quantia atualizada, com correção monetária, e inclui multa e honorários advocatícios.

Empresário Thiago Brennand.
Definição

Justiça absolve Thiago Brennand de acusação de estupro e reverte condenação de oito anos de prisão

Esta é a segunda decisão revertida pela defesa do empresário no TJ de de São Paulo.

Jovem foi morta a facadas.
Decisão

Justiça condena 'Boneca do Mal' e 'Gatinha do Mal' por matar jovem em Vitória de Santo Antão

O crime aconteceu em 8 de junho de 2025 e, de acordo com a Polícia Civil, foi motivado por um desentendimento iniciado nas redes sociais.

mais notícias

+

Newsletter