Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O ministro do STF havia sido incluído na lista em julho, enquanto Viviane de Moraes passou a constar entre os sancionados em 22 de setembro.

Isabella Lopes

12 de dezembro de 2025 às 15:28   - Atualizado às 15:29

Alexandre de Moraes e Esposa.

Alexandre de Moraes e Esposa. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o governo dos Estados Unidos retirou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a esposa dele, Viviane de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky.

Alexandre de Moraes havia sido incluído na lista em julho, enquanto Viviane de Moraes passou a constar entre os sancionados em 22 de setembro.

A Lex Institute também deixou de integrar a relação de sanções. Em nota divulgada anteriormente, o governo norte-americano afirmou que a instituição atuaria como uma “holding ligada a Moraes, sendo proprietária de sua residência, além de outros imóveis residenciais”.

A decisão representa a retirada formal de todas as sanções que haviam sido aplicadas aos nomes citados no âmbito da legislação americana.

Lei Magnitsky

A Lei Magnitsky é uma legislação dos Estados Unidos (EUA) criada para punir pessoas acusadas de corrupção grave ou de violações de direitos humanos em qualquer país do mundo.

Veja Também

A lei surgiu em 2012, após a morte do advogado russo Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades da Rússia e morreu na prisão em circunstâncias controversas. Em 2016, os Estados Unidos ampliaram o alcance da norma, transformando-a na Lei Magnitsky Global, o que permitiu a aplicação de sanções contra indivíduos de outras nacionalidades.

Na prática, a Lei Magnitsky autoriza o governo americano a impor sanções econômicas e restrições migratórias. Entre as medidas previstas estão o congelamento de bens e contas financeiras que estejam sob jurisdição dos Estados Unidos, além da proibição de entrada no país. As sanções podem atingir autoridades públicas, empresários e qualquer pessoa considerada responsável por atos de corrupção ou abusos contra direitos humanos.

As decisões sobre a aplicação ou retirada de sanções envolvem o Departamento do Tesouro, o Departamento de Estado e outras agências do governo dos EUA. A inclusão de nomes na lista não depende de condenação judicial no país de origem, o que costuma gerar debates diplomáticos e jurídicos.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:10, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter