Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump diz que pretende conversar com Lula sobre tarifaço: "Em algum momento, mas não agora"

O presidente dos Estados Unidos também voltou a elogiar Bolsonaro, classificando como injusta a forma como Lula tem tratado seu antecessor.

Everthon Santos

11 de julho de 2025 às 12:13   - Atualizado às 12:13

Donald Trump e Lula.

Donald Trump e Lula. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 11 de julho, que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não neste momento.

A declaração ocorreu em meio à tensão comercial gerada após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Segundo Trump, o contato com Lula pode acontecer "em algum momento", mas ele preferiu adiar qualquer tipo de diálogo direto no momento.

A nova taxação, anunciada por carta na quarta-feira (9), tem previsão de entrar em vigor no dia 1º de agosto. O governo brasileiro já respondeu publicamente à medida, classificando-a como injusta e anunciando que pretende retaliar com base no princípio da reciprocidade.

Questionado pela jornalista Raquel Krähenbühl, correspondente da TV Globo em Washington, Trump deixou claro que não vê clima para um contato diplomático com o presidente brasileiro. “Talvez em algum momento, mas não agora”, declarou o norte-americano.

Trump também voltou a elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando como injusta a forma como, segundo ele, Lula tem tratado seu antecessor.

Veja Também

“Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”, disse. Em seguida, destacou que conhece Bolsonaro pessoalmente e afirmou que o ex-mandatário brasileiro é “um bom negociador” e “um homem muito honesto”.

O republicano ressaltou que, apesar das negociações difíceis com Bolsonaro durante seu primeiro mandato, reconheceu nele uma postura firme e transparente.

“Era um cara muito difícil de negociar. Eu não deveria gostar dele porque ele era muito duro nas negociações, mas ele também era muito honesto. E eu sei reconhecer quem é honesto e quem é desonesto”, disse Trump.

Lei da Reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quarta-feira, 9 de julho, que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.

A lei brasileira sancionada em abril estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente

A lei autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, “a adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter