Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump afirma na Truth Social que eleições no Brasil será seu próximo desafio

A publicação reforça a relevância do Brasil no cenário regional e sugere que o pleito de 2026 poderá ter impacto significativo nos rumos políticos da América Latina

Romildo Lacerda

23 de junho de 2026 às 16:43   - Atualizado às 16:44

Donald Trump e Lula

Donald Trump e Lula Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou nesta semana em sua rede social, a Truth Social, um artigo que destaca a próxima eleição presidencial brasileira como um dos principais eventos políticos a serem acompanhados no continente americano. A publicação reforça a relevância do Brasil no cenário regional e sugere que o pleito de 2026 poderá ter impacto significativo nos rumos políticos da América Latina.

O texto reproduzido por Trump foi publicado pelo portal norte-americano NewsMax e descreve o Brasil como "a potência política da região". Segundo a análise, o país integra uma lista de quatro desafios políticos ainda observados pelo republicano nas Américas, ao lado de Cuba, Nicarágua e Venezuela.

A reportagem argumenta que a disputa presidencial brasileira tem potencial para se tornar uma das mais importantes do hemisfério nos próximos anos, especialmente em razão do peso econômico, populacional e diplomático do país. O artigo também menciona o debate em torno do sistema eleitoral brasileiro e da condução do processo democrático.

''A eleição já está gerando intenso debate sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro e se a disputa será conduzida de maneira considerada livre e justa por todos os lados", afirma um trecho da publicação compartilhada por Trump.

Brasil no centro das atenções políticas

O artigo ainda relaciona a evolução do cenário político brasileiro a uma possível mudança no equilíbrio ideológico da América Latina. "Trump está realmente tornando as Américas grandes novamente", diz o texto. Em outro trecho, a publicação afirma que "caso o Brasil venha a se juntar à crescente lista de países que se movem para a direita, o mapa político da América Latina será drasticamente diferente do que era há apenas uma década".

A repercussão ocorre poucas semanas após Trump receber separadamente duas das principais figuras que aparecem nas discussões sobre a sucessão presidencial brasileira.

Veja Também

Encontros com Lula e Flávio Bolsonaro

No mês passado, o presidente norte-americano recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Branca. Após a reunião, ambos classificaram o encontro como "muito produtiva" em manifestações divulgadas nas redes sociais.

Também em maio, Trump se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A divulgação de uma fotografia do encontro ocorreu apenas no início de junho, em meio às discussões sobre novas tarifas comerciais anunciadas pelos Estados Unidos.

Após a reunião, Flávio afirmou ter solicitado ao governo americano que evitasse medidas que pudessem prejudicar empresas brasileiras. O senador também declarou que pediu ao presidente norte-americano que as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) fossem classificadas como organizações terroristas, medida que posteriormente foi adotada pelas autoridades dos Estados Unidos.

O compartilhamento do artigo por Trump ampliou a repercussão internacional sobre o cenário político brasileiro e reforçou o interesse de observadores estrangeiros na disputa eleitoral prevista para os próximos anos.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:14, 03 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Regras

Eleições 2026: veja quem pode ter preferência na fila das seções eleitorais

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Bombeiro é suspeito de matar estudante de medicina.
Detenção

Justiça decreta prisão preventiva de bombeiro suspeito de matar estudante após briga de trânsito

O crime ocorreu na quarta-feira, 30 de setembro, na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo.

Investimentos a startups e projetos de inovação em Pernambuco.
Iniciativas

Novos editais destinam R$ 4,5 milhões a startups e projetos de inovação em Pernambuco

As ações são coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Fundo INOVAR-PE e execução da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

mais notícias

+

Newsletter