Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TJPE derruba suspensão do TCE sobre comunicação institucional do Governo de Pernambuco

O desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, responsável pela decisão, levou em consideração o parecer do MPC, que foi contrário a interrupção do contrato.

Everthon Santos

29 de julho de 2025 às 10:32   - Atualizado às 10:33

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura

O desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), decidiu suspender os efeitos de uma medida do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que paralisava o principal contrato de publicidade institucional firmado pelo Governo de Pernambuco.

A decisão judicial permite que o acordo com a agência E3 Comunicação seja retomado normalmente.

A suspensão da execução do contrato havia sido determinada pelo TCE após uma representação feita no dia 4 de junho pelo advogado Pedro Neves que já defendeu nomes ligados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pedro também é primo legítimo do conselheiro Carlos Neves, que comandava o TCE interinamente o Tribunal e foi responsável por permitir que a decisão cautelar fosse aprovada.

Mesmo diante da decisão, o Ministério Público de Contas se posicionou contra a suspensão do contrato. Para o órgão, a representação não apresentou provas de que o contrato causaria prejuízos aos cofres públicos. O MPC ainda ressaltou que o próprio setor técnico do TCE não encontrou elementos que justificassem a medida.

O desembargador Fernando Cerqueira levou esse ponto em consideração ao analisar o caso. No despacho, ele seguiu a linha do parecer do Ministério Público de Contas, reforçando que não havia sinais claros de dano ao erário e, por isso, entendeu que a paralisação do contrato não se sustentava.

Veja Também

Com a nova decisão, o contrato volta a valer normalmente e pode ser executado na íntegra pela agência E3 Comunicação.

Denunciante

O advogado Pedro Queiroz Neves, nomeado em 3 de fevereiro de 2025 como assessor do gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por ato vinculado à estrutura do gabinete do parlamentar. A nomeação consta no Ato nº 2133/2025, assinado pela Mesa Diretora da Alepe, que substituiu um assessor anterior para abrigar Pedro na função de confiança.

Pedro Neves advogado com capital social de R$ 6 mil, sem vínculo com nenhuma das agências prejudicadas — conseguiu, sozinho, paralisar um contrato de tamanha magnitude. O gesto deixa margem para análise sobre o novo padrão de controle da administração pública, onde um simples protocolo isolado, foi suficiente para congelar a comunicação institucional do Governo de Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:56, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter