Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE-PE determina que ex-vereadores de Carpina devolvam diárias pagas para evento de "fachada"

Tribunal afirma que os ex-parlamentares não apresentaram provas suficientes para comprovar as devidas participações no suposto evento realizado na Paraíba.

Jameson Ramos

08 de abril de 2025 às 09:10   - Atualizado às 09:19

Sede da Câmara Municipal de Carpina.

Sede da Câmara Municipal de Carpina. Foto: divulgação

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou que dois ex-vereadores de Carpina, município da Mata Norte, devolvam aos cofres públicos R$ 4,8 mil, valor referente a quatro diárias recebidas por eles por participação em um evento suspeito de ter sido de fachada. 

Os ex-vereadores Clodoaldo Braz da Silva, conhecido como Aldinho (sem partido), e Maria da Paz da Silva, a Amiga Dapaz (Podemos), alegam que participaram, em março de 2020, do "44º Congresso Municipalista de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais", em João Pessoa, Paraíba. 

O TCE-PE afirma que os ex-parlamentares não apresentaram provas suficientes para comprovar as devidas participações no evento. Para a Corte, as únicas evidências apresentadas foram atas de presença e declarações de dois advogados palestrantes, consideradas insuficientes pelo colegiado.

O Tribunal de Contas do Estado esclarece ainda que há fortes indícios de que o congresso, na realidade, foi de "fachada", criado com o objetivo de justificar o pagamento das diárias aos envolvidos. O TCE-PE reforça que o evento teria sido realizado em março de 2020, período em que os decretos estaduais proibiam viagens de servidores públicos e realizações de eventos com aglomerações.

Os ex-vereadores Aldinho e Amiga Dapaz garantem no processo que estiveram de corpo presente no congresso e que a participação de cada poderia ser confirmada por certificados e fichas de inscrição presencial. 

Veja Também

O Aldinho argumenta ainda que o Tribunal de Contas "não valorou devidamente as provas colacionadas" e chegou, segundo ele, a conclusão errada de que não houve o 44º Congresso Municipalista de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais.

Operação no Recife

No mês de fevereiro deste ano, a Polícia Civil de Pernambuco realizou a operação "together" para combater um esquema de "rachadinha", que teria sido cometido por uma ex-vereadora do Recife. 17 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos na capital pernambucana, em Paulista e um deles, na residência da ex-parlamentar. Materiais foram levados.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter