Pernambuco, 15 de Janeiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio venceria Lula com 46% dos votos no 2º turno se as eleições fossem hoje, diz pesquisa

Essa é a primeira vez que o governador Tarcísio de Freitas fica à frente do presidente Lula, longe da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais.

Jameson Ramos

28 de junho de 2025 às 12:12   - Atualizado às 12:13

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Governo de São Paulo/Divulgação

Se as eleições fossem hoje, o presidente Lula (PT) perderia a disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma diferença de 11,6 pontos percentuais entre o republicano e o petista. É o que mostra os dados do Instituto Futura Inteligência, divulgados na sexta-feira, 27 de junho.

De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, Tarcísio teria 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula. Essa é a primeira vez que o governador paulista fica à frente de Lula longe da margem de erro.

Brancos e nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos são 2,8%.

Mesmo inelegível, quem tem um melhor desempenho contra o líder petista ainda é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Futura Inteligência, o liberal aparece com 50% das intenções de voto, contra 37,4% para Lula - uma diferença de 12,6 pontos percentuais.

Neste cenário, brancos ou nulos chegam a 11,4%.

Veja Também

O instituto ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 12 e 13 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Inelegível

No entanto, o ex-presidente não poderá disputar as eleições de 2026, por estar inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Bolsonaro foi acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros.

Favorito de Trump

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser derrotado nas eleições de 2026, possivelmente no primeiro turno. Segundo fontes ligadas à Casa Branca, o nome preferido de Washington para a disputa é o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem sido visto com frequência em reuniões e corredores do governo e do Congresso dos EUA. Ele mantém um bom relacionamento com autoridades americanas e defende ideias parecidas com as do governo Trump, principalmente em temas como política internacional e críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta-feira, 25 de junho, a Casa Branca tomou conhecimento de uma nova pesquisa que mostra Lula com 41,6% das intenções de voto, contra 39,1% de Eduardo Bolsonaro. O resultado foi visto como sinal de que Eduardo é um nome competitivo e com chances reais de disputar a presidência com força.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:52, 15 Jan

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Vladimir Putin.
Contato

Lula conversa por telefone com Putin sobre situação da Venezuela após ataques dos EUA

O governo brasileiro informou ainda que os presidentes conversaram sobre a 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Rússia (CAN), a ser realizada no próximo dia 5 de fevereiro, em Brasília.

Donald Trump e Lula.
Decisão

Estados Unidos suspendem vistos do Brasil, aponta jornal americano

Segundo o jornal Fox News, a suspensão terá início na próxima quarta-feira, 21 de janeiro, e continuará por tempo indeterminado.

Jornalistas Fernanda Diniz e Everthon Santos, apresentadores do programa Fala Político.
Audiência

Programa Fala Político ultrapassa marca de 500 mil visualizações nas redes sociais em 2025

Com o desempenho, o Fala Político inicia 2026 anunciando uma nova temporada de entrevistas, mantendo o formato que combina conversas com uma distribuição de recortes nas redes sociais.

mais notícias

+

Newsletter