O SUS oferece o teste de DNA-HPV Foto: Divulgação
O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou sua oferta de exames com a disponibilização gratuita do teste de biologia molecular DNA-HPV. A iniciativa reforça a prevenção do câncer de colo do útero — uma das doenças que mais afetam mulheres em todo o país — ao detectar precocemente o papilomavírus humano (HPV), principal agente causador da doença.
O teste de DNA-HPV, uma tecnologia 100% nacional, está inicialmente disponível em 12 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal. A expansão para outras regiões está prevista nas próximas fases do programa.
Este exame inovador do SUS identifica 14 genótipos do HPV, incluindo os mais agressivos que têm maior risco de evoluir para câncer. Ao detectar a presença do vírus mesmo em mulheres sem sintomas, o teste de DNA-HPV permite o rastreamento organizado e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, contribuindo para o aumento da eficácia do tratamento e redução da mortalidade.
Segundo especialistas, o acesso ao teste de DNA-HPV pelo SUS representa um avanço significativo na saúde pública brasileira, pois permite que mulheres de todas as classes sociais tenham acesso a uma tecnologia moderna, antes disponível quase que exclusivamente na rede privada.
Além disso, o teste de DNA-HPV oferece maior precisão em relação aos métodos tradicionais, como o Papanicolau, especialmente para mulheres com mais de 30 anos. A recomendação médica é que o exame seja realizado regularmente para monitorar a presença do vírus e prevenir o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas.
O Ministério da Saúde reforça que a ampliação do teste de DNA-HPV no SUS faz parte de uma estratégia nacional para fortalecer a prevenção do câncer de colo do útero. As mulheres que desejarem fazer o exame devem procurar as unidades de saúde das regiões contempladas e se informar sobre os procedimentos.
Com a oferta gratuita do teste de DNA-HPV pelo SUS, o Brasil dá um passo importante na luta contra o câncer de colo do útero, garantindo mais acesso, informação e cuidado para a população feminina.
2
21:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+