Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF torna MORO RÉU por calúnia contra GILMAR Mendes: RELEMBRE CASO

Durante o julgamento, defesa do senador afirmou que o parlamentar usou uma expressão infeliz e já se retratou publicamente.

Ricardo Lélis

04 de junho de 2024 às 19:46   - Atualizado às 20:41

Senador Sergio Moro e ministro do STF, Gilmar Mendes. Montagem: Portal de Prefeitura

Senador Sergio Moro e ministro do STF, Gilmar Mendes. Montagem: Portal de Prefeitura Senador Sergio Moro e ministro do STF, Gilmar Mendes. Montagem: Portal de Prefeitura

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (4) tornar réu o senador Sergio Moro (União-PR) pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.

Em abril de 2023, o parlamentar foi denunciado pela então vice-procuradora da República Lindôra Araújo após o surgimento de um vídeo nas redes sociais.

Na gravação, Moro aparece em uma conversa com pessoas não identificadas. Durante o diálogo, que teria ocorrido em 2022, Moro afirmou:

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Por unanimidade, o colegiado do STF seguiu voto proferido pela relatora, ministra Cármen Lúcia. Para a ministra, há indícios de fato delituoso para justificar abertura de uma ação penal contra o senador.

O entendimento foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Defesa

Durante o julgamento, o advogado Luiz Felipe Cunha, representante de Moro, defendeu a rejeição da denúncia e disse que o parlamentar se retratou publicamente. Para o advogado, Moro usou uma expressão infeliz.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:54, 15 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Edson Fachin.
Reação

Fachin repudia inclusão de ministros do STF em relatório da CPI do Crime Organizado

O parecer pedia o impeachment dos magistrados e do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, por supostas ações no caso do Banco Master.

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Paulo Gonet.
Investigação

Relatório da CPI do Crime Organizado solicita impeachment de ministros do STF e do PGR Paulo Gonet

As quatro autoridades são as únicas com pedido de indiciamento feito pelo relator da CPI. O texto será apresentado e votado nesta terça-feira, 14 de abril

mais notícias

+

Newsletter