Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes proíbe Malafaia de sair do país e manda PF apreender o passaporte do pastor

O ministro também proibiu o religioso de manter contato com os investigados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na suposta trama golpista, incluindo Eduardo Bolsonaro.

Ricardo Lélis

20 de agosto de 2025 às 19:36   - Atualizado às 19:36

Pastor Silas Malafaia e ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Pastor Silas Malafaia e ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução/ Internet e Antonio Augusto/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o pastor Silas Malafaia não pode deixar o Brasil e ordenou o cancelamento de todos os seus passaportes, nacionais e estrangeiros.

Os documentos deverão ser entregues à Polícia Federal em até 24 horas, que também ficará responsável por impedir a emissão de novos.

A decisão prevê ainda que o Ministério das Relações Exteriores seja comunicado para adotar medidas que impeçam qualquer tentativa de saída do país por Malafaia, inclusive por fronteiras terrestres.

O cuidado foi exemplificado pelo caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que chegou a fugir do Brasil pela Argentina após condenação pelo STF.

Moraes também proibiu o pastor de manter contato com os investigados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na suposta trama golpista, incluindo Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos Estados Unidos. A restrição vale para qualquer tipo de comunicação, inclusive por intermédio de terceiros.

Veja Também

Segundo o ministro, as medidas cautelares foram impostas porque as condutas de Malafaia, em vínculo com Bolsonaro, se enquadram nos crimes de coação no curso do processo e de obstrução de investigação envolvendo organização criminosa.

Operação contra Malafaia

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na noite desta quarta-feira, 20 de agosto, um mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da PET nº 14129, que investiga tentativa de obstrução de Justiça ligada à trama golpista de 2022.

O pastor foi abordado por agentes federais ao desembarcar de um voo vindo de Lisboa. Ele foi conduzido para as dependências do aeroporto, onde prestou depoimento à PF.

As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal e receberam parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), em manifestação assinada no último dia 15.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:39, 15 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal de São Paulo.
Vetado

STF proíbe mudança de nome de 'Guarda Municipal' para 'Polícia Municipal' em todo o Brasil

Corte considera que alteração na denominação contraria modelo constitucional de segurança pública e compromete uniformidade jurídica.

Deputado Flávio Bolsonaro e Alexandre de Moraes, ministro do STF
Investigação

Moraes autoriza PF abrir inquérito contra Flávio Bolsonaro por suposto crime de injúria contra Lula

Flávio teria associado imagens de Lula ao presidente da Venezuela, Maduro, além de mencionar supostos crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e apoio a ditaduras. 

Jorge Messias, advogado-geral da união
Apoio

Senador Weverton Rocha apresenta relatório favorável à indicação de Jorge Messias ao STF

Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa

mais notícias

+

Newsletter