Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino mantém resolução do CFM que limita tratamento hormonal a crianças e adolescentes trans

O ministro disse que a constitucionalidade das regras do órgão já está sob análise do STF em dois processos que tramitam na Corte.

Ricardo Lélis

07 de outubro de 2025 às 21:53   - Atualizado às 21:53

Ministro Flávio Dino, do STF, mantém resolução sobre tratamento de jovens trans.

Ministro Flávio Dino, do STF, mantém resolução sobre tratamento de jovens trans. Fotos: Divulgação/MDHC e Gustavo Moreno/SCO/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a validade da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que revisou os critérios técnicos para realização de terapia hormonal em crianças e adolescentes trans. A decisão foi proferida no dia 2 de outubro e divulgada nesta terça-feira (7).

Dino atendeu a um recurso protocolado pelo CFM contra uma decisão da Justiça Federal do Acre que suspendeu a Resolução 2.427/2025, aprovada em abril deste ano pelo conselho para revisar as regras para tratamentos hormonais. 

Na decisão, o ministro decidiu manter a validade da resolução por razões processuais. Dino disse que a constitucionalidade das regras do CFM já está sob análise do STF em dois processos que tramitam na Corte. Dessa forma, a medida não pode ser suspensa pela primeira instância.

“A medida adequada é restabelecer a competência do STF, sustando os efeitos da decisão reclamada até que o exame concentrado seja realizado pelo foro constitucionalmente competente, assegurando-se, assim, segurança jurídica, uniformidade e deferência ao desenho constitucional do controle de constitucionalidade”, decidiu o ministro.

Por meio da resolução, o conselho proibiu a prescrição de bloqueadores hormonais para tratamento de “incongruência de gênero ou disforia de gênero” em crianças e adolescentes.

A resolução também estipulou que a terapia hormonal cruzada, realizada para induzir as características da identidade de gênero do paciente, não pode ser feita em menores de 18 anos.

De acordo com a publicação, o paciente que optar por terapia hormonal cruzada deverá:

  • Iniciar avaliação médica, com ênfase em acompanhamento psiquiátrico e endocrinológico por, no mínimo, um ano antes do início da terapia hormonal;
  • Obter avaliação cardiovascular e metabólica com parecer médico favorável antes do início do tratamento;
  • Não apresentar doença psiquiátrica grave, além da disforia, ou qualquer outra doença que contraindique a terapia hormonal cruzada.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:44, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Moraes nega pedido de preso por 8 de janeiro para ir à formatura da filha
Negado

Moraes nega pedido de coronel preso pelo 8 de janeiro para ir à formatura da filha

O ministro argumentou que a solicitação "carece de viabilidade", já que a prisão preventiva do coronel Marcelo Câmara busca justamente restringir sua movimentação e comunicação

Alexandre de Moraes se reúne com entidades de defesa dos direitos humanos após megaoperação no Rio
Encontro

Alexandre de Moraes se reúne com entidades de defesa dos direitos humanos após megaoperação no Rio

Entre os participantes estava a deputada do estado do Rio, Dani Monteiro (PSOL), que representou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e general Mário Fernandes.
Permissão

Moraes autoriza general preso por planejar assassinato de autoridades a fazer o Enem

Fernandes está preso preventivamente desde novembro do ano passado no Comando Militar do Planalto, por envolvimento com a trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

mais notícias

+

Newsletter